Robô mata trabalhador em fábrica de carros elétricos da Volkswagen

Um operário da Volkswagen morreu na última segunda-feira (29) após ser atingido por um robô, na fábrica de Baunatal, em Kassel, Alemanha. A informação, porém, só foi divulgada à imprensa europeia nesta quarta-feira (1º). De acordo com o jornal "Financial Times", o trabalhador fazia a manutenção do equipamento quando foi atingido no peito e, em seguida, prensado contra uma placa metálica.
Segundo a agência "AP", o operário fazia parte de uma equipe de manutenção e por isso estava dentro da grade que separa a linha de montagem da área de circulação de outros trabalhadores. De acordo com informações passadas à agência por Heiko Hillwig, porta-voz da Volkswagen, nenhum outro trabalhador da fábrica, que fica 100 quilômetros ao norte de Frankfurt, ficou ferido no acidente.
O trabalhador atingido pelo robô, que não teve o nome divulgado e cuja a idade é incerta (diferentes fontes apontam 21 ou 22 anos), chegou a ser levado com vida para um hospital na região da fábrica, mas não resistiu. Ele era terceirizado, sem vínculo direto com a VW.
Promotoria investiga
Investigações preliminares da fabricante indicam que o acidente foi provocado por falha humana, não por defeito no robô, que faz parte da linha de produção de motores elétricos da Volkswagen. De toda forma, a promotoria local também investigará o caso para verificar se houve negligência por alguma das partes.
Além de motores elétricos e baterias das linhas e-up! e e-Golf!, são fabricados em Baunatal câmbios DSG (dupla embreagem). O local tem 15.500 empregados.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.