Volkswagen up! 1.0 turbo chega em julho mais forte que Gol 1.6

Demorou pouco para a ausência do Volkswagen up! com propulsor 1.0 3-cilindros turbo no Salão de Buenos Aires ser explicada. A Volkswagen do Brasil preferiu aguardar alguns dias para mostrá-lo, sozinho, na fábrica de motores de São Carlos (SP), onde os motores turbo já começaram a ser produzidos.
Para fabricar o motor turbo do up! em São Carlos, a Volkswagen investiu R$ 460 milhões na adaptação da linha de montagem do complexo. O propulsor será o terceiro turboflex à venda no mercado brasileiro -- os outros dois são de BMW e Peugeot-Citroën. Mas será o primeiro 1.0 3-cilindros com injeção direta.
Mais potente e eficiente
Com a inédita motorização da família EA211, o up! passará a render 101/105 cv de potência (gasolina/etanol) e impressionantes 16,8 kgfm de torque (com ambos combustíveis). Para se ter ideia, o motor 1.6 4-cilindros EA111 oferecido pela própria Volks para Gol e Fox atinge 101/104 cv e 15,4/15,6 kgfm.
A montadora não abriu detalhes, mas garante que potência e torque serão entregues em faixas mais baixas de rotação do que o 3-cilindros aspirado, que entrega 82 cv a 6.250 rpm e 10,4 kgfm a 3.000 giros (etanol).
Além disso, segundo a Volkswagen, o consumo está ainda mais aprimorado que o do 1.0 aspirado, que já é referência em eficiência. Dados oficiais de consumo do Inmetro, contudo, devem ser divulgados só no lançamento. Outra promessa é que as versões turbinadas do pequeno hatch manterão nota máxima em segurança no Latin NCAP.
Versões
Com motor turbo, o up! será oferecido apenas a partir da versão intermediária move up!, seguindo a mesma lista de equipamentos da linha atual. Isso significa que ele terá sempre itens de série como quatro portas, direção elétrica, travas elétricas, retrovisores externos com ajuste elétrico, ar-condicionado manual, computador de bordo, sensor de estacionamento traseiro, alerta sonoro de frenagem de emergência e rodas de aço aro 14 polegadas revestidas por pneus "verdes".
A lista de versões segue o caminho normal do up! aspirado, passando por high, black, white e red up!, mas deve atingir o topo da gama com uma versão esportiva, cujos detalhes ainda não foram apresentados.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.