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Sede do Salão, Buenos Aires transforma ônibus defasados em atração; assista

Fachada do Pavilhão La Rural, sede do Salão de Buenos Aires - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Buenos Aires aposta também nos clássicos, como este Mercedes 300SL estacionado em frente à La Rural
Imagem: Murilo Góes/UOL

Leonardo Felix

Colaboração para o UOL, em Buenos Aires (Argentina)

18/06/2015 16h13Atualizada em 19/06/2015 21h13

Quem visitar a edição 2015 do Salão de Buenos Aires, que começa nesta quinta-feira (18) para a imprensa especializada e abre ao público na sexta-feira (19), também terá a oportunidade de apreciar carros antigos. Uma ala restrita a clássicos como o Mercedes-Benz 300SL estará em exibição no pavilhão da Sociedad Rural Argentina, também conhecida como La Rural.

UOL Carros já está na capital portenha para a cobertura do evento e constatou que não é preciso adentrar ao pavilhão para dar de cara com um modelo dos anos 1950. Nas ruas, boa parte da frota de ônibus é antiga o bastante para ser chamada de "clássica". A maioria das unidades é das décadas de 70 e 80. Alguns chegam a ser ainda mais velhos, dos anos 60 ou até 50. Estes últimos, em sua maioria, são usados para transporte escolar.

A frota contém unidades das linhas LO, OC e OF, da Mercedes, geralmente equipadas com motor OM 352 a diesel de 145 cv e 41 kgfm. A diversidade aumenta entre os modelos mais novos: há carrocerias da Agrale, Italbus e Tatsa, empurradas por motores Deutz, Cummins ou MWM. 

Embora deem certa graça à paisagem da cidade, os ônibus antigos não estão ali só porque são simpáticos: devido à grave crise econômica enfrentada pelo país há muitos anos, não há dinheiro para renovar a frota.

Virou tradição

Assim, o jeito é usar uma tradição típica de Buenos Aires para amenizar a defasagem: os coletivos são pintados com cores chamativas e extravagantes, cada uma identificando sua respectiva linha. As empresas que administram o transporte coletivo chegam até a fazer concursos para definir as pinturas, como é o caso da linha 68, que vai da Plaza 11 até o Ponte Saavedra. 

É uma forma criativa de manter o charme de velhos coletivos ainda longe da merecida aposentadoria. 

Passagens

Se quiser passear de ônibus em Buenos Aires, esteja preparado para gastar de acordo com o percurso escolhido. Os três primeiros quilômetros percorrido custam 6 pesos (cerca de R$ 2); depois, o preço vai subindo, de acordo com a quilometragem. A tarifa máxima fica em 9,20 pesos (aproximadamente R$ 3,15).

Dá para pagar ainda menos usando a Tarjeta Sube, um cartão cujo uso é semelhante ao do Bilhete Único, de São Paulo.

Sobre o Salão

O Salão de Buenos Aires, que está em sua sétima edição, tem o objetivo de servir como alternativa ao Salão do Automóvel de São Paulo como maior feira automotiva latino-americana: enquanto a edição brasileira é realizada nos anos pares, o salão portenho ocorre nos anos ímpares, sempre no final do primeiro semestre.

Após o cancelamento da edição de 2011, por conta da crise, o Salão de Buenos Aires segue para a segunda edição realizada consecutivamente com bom número de lançamentos relevantes para o mercado brasileiro: o novo Ford Focus, a estreia do Renault Sandero RS (esportivo) e da picape Duster Oroch, os novos Peugeot 408 e 308 argentinos, além da apresentação da nova Nissan Frontier algumas das atrações.

UOL Carros inicia sua cobertura do evento, direto do pavilhão La Rural, nesta quinta-feira (18), dia reservado à imprensa especializada. O salão abre suas portas ao público de 19 a 28 de junho, das 12h às 22h, com ingressos a 100 pesos argentinos (cerca de R$ 35).