Topo

Nissan faz pintura especial para elétrico Leaf brilhar no escuro; veja

Pintura especial absorve os raios do sol de dia para irradiá-los à noite - Divulgação
Pintura especial absorve os raios do sol de dia para irradiá-los à noite Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

19/02/2015 20h55

O Nissan Leaf não é apenas um modelo movido a energia alternativa para a marca japonesa. Nos últimos tempos, também virou objeto para experimentar novos tipos de pintura. Depois da pintura que não suja fácil -- mostrada com o Nissan Note há alguns meses --, a montadora resolveu pintar o elétrico com uma tinta que brilha no escuro.

Batizado de "starpath" (caminho estrelado, numa tradução livre ao português), o revestimento criado pelo inglês Hamish Scott é uma espécia de película aplicada por spray, que absorve os raios do sol durante o dia e permite que o veículo brilhe por um período de oito a dez horas à noite.

Ao mostrar o Leaf irradiante, a Nissan se tornou a primeira fabricante a usar tinta brilhante na pintura original de um automóvel de produção. Isso porque algumas empresas particulares de customização já fazem uso do processo.

Nissan Leaf com pintura que brilha no escuro 2 - Divulgação - Divulgação
Nissan garante que tinta é "totalmente orgânica" e dura até 25 anos
Imagem: Divulgação
Segundo a marca, entretanto, o seu revestimento possui "composição especial", sendo formado por materiais "totalmente orgânicos" e tendo durabilidade de até 25 anos. Além disso, pode ser um elemento importante para a visualização de veículos em locais de iluminação precária.

De qualquer forma, a Nissan não informou se tem intenção de desenvolver a solução para usá-la em série, ou se o Leaf reluzente não passou de uma brincadeira que logo perderá o brilho.