Honda Civic EXR, R$ 88.400, volta à vida para deter Corolla nas vendas
Quando a reestilização do Honda Civic foi apresentada, em junho do ano passado, duas ausências chamaram a atenção: a da versão de topo, a EXR, e a de itens de segurança como controles de estabilidade e tração.
Nesta quinta-feira (12), a montadora lançou a linha 2016 do sedã e completou o que estava em falta. Após alguns meses sabáticos, o Civic EXR enfim volta à gama, por R$ 88.400, já trazendo visual e itens de série da versão LXR, já avaliada por UOL Carros. Ela acrescenta airbags laterais e de cortina, teto solar, maçanetas cromadas e novo sistema multimídia com monitor escamoteável de sete polegadas.
Esta central possui câmera de ré, navegador GPS integrado e permite acesso sem fio (Wi-Fi) à internet, além de conexão Bluetooth e entrada HDMI para reprodução de áudio, vídeo e imagens por meio de notebooks, celulares e câmeras digitais.
Já o Civic LXR teve o preço ajustado a R$ 78.400, e ganhou os tão reclamados controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas e direção elétrica adaptativa (itens também presentes na EXR). Ambas versões são equipadas com o motor 2.0 i-VTEC FlexOne, de 155/150 cv (etanol/gasolina), câmbio automático de cinco marchas -- com aletas para troca atrás do volante --, e rodas de liga leve com aro de 17 polegadas.
COROLLA NA MIRA
Apesar dos reajustes de mais de R$ 2.500 nos preços (maquiados pela inclusão de alguns itens na versão LXR, porém explicados basicamente pela volta do IPI cheio), o sedã médio da Honda ficou mais atraente -- em preço e equipamentos -- em relação ao principal rival e líder do segmento, Toyota Corolla.
Se comparadas só as versões intermediárias e de topo (as que mais vendem), os preços do Civic ficam de R$ 5 a R$ 9 mil mais baratos que os do rival -- R$ 83.730 (Corolla XEi CVT) e R$ 96.330 (Corolla Altis CVT) --, sendo que a lista dos equipamentos (especialmente itens de segurança) está sensivelmente mais completa.
Esta parece ser a única tática viável para amenizar a lavada que o Corolla vem aplicando no Civic: nos últimos relatórios mensais da Fenabrave (federação das concessionárias), o modelo da Honda tem registrado pelo menos 30% menos emplacamentos que o sedã da Toyota, chegando ao pico de 43% de déficit em dezembro do ano passado (4.262 contra 7.587 unidades).
Portanto, não se surpreenda se a etiqueta com o valor do veículo sofrer reajuste periódicos nos próximos meses, tão logo a linha 2016 (e o incremento da versão EXR) recoloque o Civic em patamares próximos aos do Corolla em vendas.
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