JAC joga fábrica para 2016 já com hatch, sedã e crossover pequenos

A inauguração da fábrica da JAC em Camaçari (BA) vai atrasar um pouco mais. Em conversa com UOL Carros na segunda-feira (9), o presidente da JAC no Brasil, Sérgio Habib, afirmou que situações de fundo "já estão resolvidas" e que as obras começam em abril. Com isso, a produção dos primeiros modelos em solo brasileiro fica para 2016. A estimativa inicial, quando da cerimônia de lançamento da pedra fundamental em novembro de 2012, era de inaugurar a fábrica ao fim de 2014.
Conforme revelado por UOL Carros, a marca chinesa produzirá em Camaçari uma família com hatch sedã e crossover compactos, que substituirá a atual linha de modelos pequenos (J3 a J6) -- a base dos novos modelos deve seguir o Refine S2, que será revelado durante o Salão de Xangai, em abril. A expectativa para os novos carros é grande.
Todos devem ser equipados com um inédito motor 1.0 3-cilindros nas versões de entrada, como opções aos já conhecidos propulsores 1.4 e 1.5. As transmissões serão manual de cinco marchas ou CVT (continuamente variável) que estreia no Brasil ainda este ano com o SUV compacto T5 -- a ser lançado no fim do segundo semestre, terá tamanho de EcoSport e ficará abaixo do T6.
Orçada em R$ 1 bilhão, a fábrica prevê a contratação de 3.500 funcionários diretos e a produção anual de 100 mil veículos.
REPASSES ATRASADOS
De acordo com reportagem publicada nesta terça-feira (10) pelo jornal A Tarde, empréstimo de R$ 120 milhões feito pelo governo do Estado da Bahia à empresa chinesa ainda não foi liberado, pois está sob análise no Conselho de Crédito da Desenbahia (agência estadual de fomento).
Atrasos de empréstimos e de obtenção de licenças ambientais ajudaram a retardar a construção do complexo em mais de um ano.
Enquanto a fábrica não vem, a JAC vai apostar suas fichas no mercado de SUVs: o médio T6 chega às lojas no começo de março com a missão de se tornar o carro mais vendido da JAC no Brasil até a fábrica começar a operar. Será dele praticamente toda a cota de 5 mil unidades livres da cobrança adicional de IPI.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.