Topo

Carros globais dominam lista dos 20 mais vendidos em 2014

Do UOL, em São Paulo (SP)

27/01/2015 08h00

Ranking divulgado pela Focus2move, consultoria italiana especializada no setor automotivo, confirmou uma tendência que já vem sendo apresentada há algum tempo por montadoras e apontada pela imprensa: obviamente, projetos globais alcançam maior sucesso de vendas.

Dos 20 modelos apontados pela empresa como os mais vendidos do mundo no ano passado, 13 podem ser considerados globais: Chevrolet Cruze, Toyota Corolla, Camry (carro de passeio mais vendido nos EUA em 2014), RAV4 e Hilux; Ford Focus e Fiesta; Volkswagen Golf, Polo, Jetta e Passat; Honda Civic e CR-V; e Hyundai Elantra.

Desses, apenas o Polo não tem a atual geração sendo vendida no Brasil (a Volks entrega a geração anterior e, mesmo sem admitir, está perto de aposentá-la, sem substituição). Cruze, Corolla, Camry, Hilux, Passat, Civic e Elantra são vendidos ao redor do mundo com adaptações locais de estilo e configuração, mas estão na mesma geração em todos os mercados (Brasil inclusive). O Focus argentino vendido em nosso mercado passará por facelift em breve para se alinhar ao restante do globo. 

Produção da Wuling na China - AFP - AFP
Minivan Wuling Hong Guang é exceção: teve alta de 67,2% e saltou para sétimo lugar no ranking, mesmo sendo vendida só na China
Imagem: AFP
GOLF AVANÇA
Obviamente, quanto mais países tiverem acesso a determinado carro, mais chances ele terá de estar na lista, mas a dinâmica não é tão simples. O projeto precisa cair no gosto popular e criar renome, status. É o que acontece com o Corolla: com a chegada da nova geração, em meados do ano passado, o tradicionalíssimo sedã da Toyota (que também é vendido em configurações hatchback e perua em alguns mercados) apresentou alta de 2,1% nas vendas, de acordo com Focus2move, e garantiu mais um ano no topo do ranking, com 1.223.253 unidades. O Focus ainda ocupa a vice-liderança (mesma posição de 2013), mas viu a sétima geração do Golf crescer 29,7% em 2014 e saltar de sétimo para terceiro lugar, a menos de 100 mil carros do concorrente. 

Fenômeno interessante aconteceu com a minivan Wuling Hong Guang, que apresentou maior crescimento em toda a lista (67,2%, para 750.019 unidades), mesmo sendo voltada exclusivamente ao mercado chinês -- o maior do planeta. Com isso, sempre de acordo com a consultoria automotiva, ocupa o sétimo lugar.

DE IGUAL, SÓ O NOME
Certos truques ajudam alguns modelos a se manter na lista por um longo tempo. A Toyota é quem mais adota essa tática: o líder Corolla, por exemplo, é na verdade um conjunto de carros totalmente diferentes vendidos no Japão, América do Norte, Europa e América do Sul. O mesmo ocorre com Camry e Hilux. No caso da Volkswagen, modelos como o Polo estão defasados em mercados como o Brasil. 
Toyota Corolla americano vs. Toyota Corolla brasileiro - Arte UOL Carros - Arte UOL Carros
Corolla americano (versão S) e Corolla brasileiro: que semelhanças há além do nome?
Imagem: Arte UOL Carros
A Ford parece mais "honesta" nesse sentido: possui uma linha totalmente global e atualizada em praticamente todos os mercados onde atua.