Carros globais dominam lista dos 20 mais vendidos em 2014
Ranking divulgado pela Focus2move, consultoria italiana especializada no setor automotivo, confirmou uma tendência que já vem sendo apresentada há algum tempo por montadoras e apontada pela imprensa: obviamente, projetos globais alcançam maior sucesso de vendas.
Dos 20 modelos apontados pela empresa como os mais vendidos do mundo no ano passado, 13 podem ser considerados globais: Chevrolet Cruze, Toyota Corolla, Camry (carro de passeio mais vendido nos EUA em 2014), RAV4 e Hilux; Ford Focus e Fiesta; Volkswagen Golf, Polo, Jetta e Passat; Honda Civic e CR-V; e Hyundai Elantra.
Desses, apenas o Polo não tem a atual geração sendo vendida no Brasil (a Volks entrega a geração anterior e, mesmo sem admitir, está perto de aposentá-la, sem substituição). Cruze, Corolla, Camry, Hilux, Passat, Civic e Elantra são vendidos ao redor do mundo com adaptações locais de estilo e configuração, mas estão na mesma geração em todos os mercados (Brasil inclusive). O Focus argentino vendido em nosso mercado passará por facelift em breve para se alinhar ao restante do globo. GOLF AVANÇA
Obviamente, quanto mais países tiverem acesso a determinado carro, mais chances ele terá de estar na lista, mas a dinâmica não é tão simples. O projeto precisa cair no gosto popular e criar renome, status. É o que acontece com o Corolla: com a chegada da nova geração, em meados do ano passado, o tradicionalíssimo sedã da Toyota (que também é vendido em configurações hatchback e perua em alguns mercados) apresentou alta de 2,1% nas vendas, de acordo com Focus2move, e garantiu mais um ano no topo do ranking, com 1.223.253 unidades. O Focus ainda ocupa a vice-liderança (mesma posição de 2013), mas viu a sétima geração do Golf crescer 29,7% em 2014 e saltar de sétimo para terceiro lugar, a menos de 100 mil carros do concorrente.
Fenômeno interessante aconteceu com a minivan Wuling Hong Guang, que apresentou maior crescimento em toda a lista (67,2%, para 750.019 unidades), mesmo sendo voltada exclusivamente ao mercado chinês -- o maior do planeta. Com isso, sempre de acordo com a consultoria automotiva, ocupa o sétimo lugar.
DE IGUAL, SÓ O NOME
Certos truques ajudam alguns modelos a se manter na lista por um longo tempo. A Toyota é quem mais adota essa tática: o líder Corolla, por exemplo, é na verdade um conjunto de carros totalmente diferentes vendidos no Japão, América do Norte, Europa e América do Sul. O mesmo ocorre com Camry e Hilux. No caso da Volkswagen, modelos como o Polo estão defasados em mercados como o Brasil. A Ford parece mais "honesta" nesse sentido: possui uma linha totalmente global e atualizada em praticamente todos os mercados onde atua.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.