Fazer baliza é maior desafio para tirar carteira de motorista no Brasil

Obter uma CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é um processo difícil para muita gente. Embora o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) não possua dados nacionais, recentes balanços divulgados por Detrans estaduais mostram índices muito altos de reprovação, especialmente nos exames práticos.
No Rio Grande do Sul, por exemplo, 65,66% dos candidatos reprovaram na prova prática para a categoria B (automóveis de passeio) em 2014. No Amazonas, foram mais de 70%. Já no Estado de São Paulo, o nível de reprovação geral (somadas todas as categorias) chega a 33%.
UOL Carros conversou com especialistas, representantes de Detrans, CFCs (Centro de Formação de Condutores) e pessoas que precisaram de várias tentativas para obter sua carteira de motorista, e constatou: a baliza, manobra para estacionar o carro junto ao meio-fio no espaço entre dois outros carros -- é a maior vilã para os candidatos.
NERVOSISMO
"Eu nunca errava a baliza [nas aulas], mas estava tão nervosa no dia do teste que não consegui sair com o carro", diz a UOL Carros a estudante Bruna Pierotti.
Para o psicólogo Fábio de Cristo, especialista em trânsito e autor do livro "Psicologia e trânsito: reflexões para pais, educadores e futuros condutores", o nervosismo é uma das principais causas de falhas na hora do exame, e acaba sendo externado nos exercícios mais complexos da prova. "A ansiedade afeta o desempenho e aumenta as chances de erro. Como a baliza requer habilidade para avaliar o espaço disponível, manobrar o veículo e coordenar a velocidade, tudo isso ao mesmo tempo, não se vai ter o resultado esperado se ela não for bem orientada e supervisionada", explica.
A somatória de pequenas falhas também pode levar ao revés. "Muitos esquecem de acionar a luz de seta, deixam o carro morrer porque não pisam na embreagem, ou ultrapassam o limite da pista na hora de sair", relata Gregory Hayashi, de São Paulo (SP), instrutor de autoescola há 15 anos.
O ambiente "hostil" também contribui. "Os alunos ficam nervosos ao ter de lidar com locais e pessoas desconhecidas", afirma Márcio Souza, proprietário do CFC (Centro de Formação de Condutores) Ídolos, de São Paulo.
"Já vi gente reprovando só porque, enquanto aguardava sua vez, viu outra pessoa errar a baliza, e acabou se desesperando", aponta Luiz Fonseca, diretor-geral do CFC Pinheiros, também na capital paulista.
SEM PADRÃO
A falta de preparo, tanto de candidatos quanto dos CFCs, contribui para os altos índices de reprovação. "Troquei três vezes de autoescola porque peguei instrutores péssimos. Em uma delas o carro estava muito malconservado", reclama a gaúcha Caroline Vercelhese. "Falta um padrão para os instrutores e examinadores".
Em meio a tudo isso está a estrutura precária dos Departamentos de Trânsito estaduais, que frequentemente não têm efetivo para atender à demanda, nem local adequado para aplicar os testes práticos. "Na minha cidade, remarcar um exame demora mais de 40 dias. Eu ficava nervoso só de saber que, se falhasse, demoraria para ter outra chance", conta o pouso-alegrense Matheus Bezerra.
Daniel Annenberg, diretor-geral do Detran-SP, concorda que o Brasil precisa melhorar, em número e qualificação, a oferta de profissionais especializados, mas apontou que a tendência é tornar os exames ainda mais difíceis. "Os candidatos precisam entender que eles estão aprendendo a dirigir de fato, e não comprando uma carteira", defende. SOLUÇÕES
Para o psicólogo Fábio de Cristo, aprimorar a formação dos motoristas brasileiros passa por dois pontos cruciais: melhorar a infraestrutura onde as provas práticas são aplicadas e reforçar o aprendizado nos CFCs, focando a autoconfiança do aluno.
Outro ponto é atualizar os exames práticos de acordo com a nova realidade do trânsito brasileiro. Cada vez mais os carros são recheados com tecnologias como controle de estabilidade, câmbio automático e assistentes de partida em rampa e estacionamento -- isso sem mencionar sensor/câmera de ré, kit que pode ser comprado por cerca de R$ 200 em oficinas independentes.
"Essa é uma discussão que ainda está em estágio muito inicial", admite Annenberg, do Detran-SP.
Enquanto nada disso vira realidade, especialistas dão dicas do que pode aumentar as chances de aprovação. "Treinar ao máximo as manobras mais difíceis, conhecer o local onde os exames são feitos e, se possível, observar e conversar com outras pessoas que tenham passado pelo teste, para tirar dúvidas e identificar falhas", afirma Fábio de Cristo. "Ficar sempre atento aos retrovisores e luzes do painel", acrescenta o instrutor Hayashi.
Já a assessoria do Detran de Minas Gerais não respondeu aos questionamentos sobre a demora para marcar e remarcar exames práticos no Estado até a publicação desta reportagem.
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