Com Bravo e March 3-cilindros, Fiat e Nissan abrem temporada de lançamentos

Dois lançamentos começam a movimentar o mercado automotivo brasileiro de 2015 a partir do próximo dia 29. Na ocasião, a Nissan apresenta o March com o novo motor de três cilindros, item anunciado há apenas duas semanas pelo chefão Carlos Ghosn. Em 3 de fevereiro, a Fiat mostrar sua primeira novidade do ano: a renovação do hatch médio Bravo.
A proximidade nas datas de lançamento não reflete a importância que cada carro tem para sua respectiva fabricante. O March 3-cilindros tem a missão de elevar as vendas da Nissan significativamente, agora que é fabricado no Brasil (desde abril de 2014 foram 20 mil unidades, mas com motor 1.0 "normal", de quatro cilindros) e está livre de qualquer restrição quantitativa de importações (ele vinha do México).
O motor tricilíndrico de 1 litro baseia-se em outro, de 1,2 litro e origem indiana. Possui bloco e cabeçote em alumínio e quatro válvulas por cilindro, com potência máxima de 77 cavalos e torque de 10 kgfm (valores iguais para etanol e gasolina). Em breve, equipará também o New Versa, cuja fabricação começou esta semana em Resende (RJ).
Com a reforma visual exibida no Salão de São Paulo, o modelo ficou mais parecido com o Linea, mudado em 2014. Aliás, este sedã -- que foi relançado com mea culpa da Fiat -- está conceitualmente mais próximo do Punto e foi até mesmo reposicionado no mercado -- com preços mais baixos que os da estreia, em 2008.
Ou seja, não é fácil a vida de dois-volumes "solteiro". O Bravo sofre por não ter um Fiat sedã médio que lhe faça par e que seja referência de sofisticação -- ele, como hatch, seria referência de esportividade.
O Bravo chegará às lojas como ano-modelo 2015 e terá, desde a versão de entrada (Essence 1.8) um novo sistema multimídia com tela LCD tátil e comandos de mídia e telefone pelo volante multifuncional revestido em couro; câmera de ré e sistema de navegação por GPS serão opcionais, a depender da versão. A gama do modelo fica assim: Essence 1.8; Sporting 1.8; T-Jet 1.4 (turbo, só manual de seis marchas); e Blackmotion 1.8, série especial que virou a versão topo do hatch.
O câmbio Dualogic Plus é opcional nas versões com motor 1,8 litro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.