Sem treinamento, extintor no carro é inútil, diz associação de consumidores

A Proteste Associação de Consumidores classificou nesta terça-feira (6) de "dinheiro jogado fora" a obrigatoriedade da troca de extintores veiculares do tipo BC pelo ABC, que age numa gama maior de incêndios. Isso porque a medida do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) não prevê qualquer tipo de treinamento de motoristas para o uso correto do equipamento de segurança.
Apesar de elogiar a decisão do ministro Gilberto Kassab (Cidades), anunciada nesta segunda-feira (5), de adiar a obrigatoriedade por 90 dias para que seja sanada a falta de extintores nas lojas, a Proteste comparou a medida com a antiga imposição (já revogada) de cada carro possuir um kit de primeiros socorros -- no entanto, os motoristas não precisavam aprender como socorrer eventuais vítimas de acidentes.
De acordo com a Proteste, poucos países além do Brasil exigem a presença de extintores dentro dos carros; entre eles, há Bélgica, Bulgária, Polônia e Romênia. Por outro lado, Alemanha, China, Japão, Suécia e Estados Unidos não têm a exigência (na Inglaterra, é obrigatório apenas em ônibus e táxis).
Carros importados fabricados em países onde o extintor não é obrigatório passam por adaptações para a venda no Brasil -- isso vale para modelos baratos da China e premium de Audi, BMW e Mercedes-Benz.
A REGRA
A partir de abril próximo, proprietários de carros que não tiverem o equipamento receberão multa de R$ 127,69 e cinco pontos na carteira de habilitação. A resolução original é de 2004, com reedição em 2009 -- quando foi dado o prazo até 2015 para que os motoristas se adequassem.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.