IPI de carros volta ao "normal" no dia 1º, e carro 1.0 deve subir 4,5%

O IPI dos veículos finalmente voltará às alíquotas "normais" nesta quinta-feira, 1º de janeiro de 2015. Para aquecer a economia nacional, o imposto estava reduzido desde maio de 2012, mas com gradual recomposição dos valores.
A medida não foi eficaz para estancar uma queda de 0,9% nos emplacamentos de carros e utilitários leves em 2013 ante 2012 (quando houve recorde nas vendas), mas talvez tenha evitado cenário pior. (Este ano o mercado deve recuar 10% ante 2013.)
As alíquotas são as seguintes:
Carro com motor flex até 1 litro -- 7%
Flex, de 1.0 a 2.0 -- 11%
Somente a gasolina -- 13%
Elas deveriam ter voltado a esses valores em julho, mas houve adiamento no re-reajuste.
A Anfavea (associação das fabricantes) estima que o impacto no preço dos carros que terão alíquota de 7% pode chegar a 4,5%. Ou seja, um carro que hoje custa R$ 30 mil pode ter aumento de R$ 1.350; um de R$ 40 mil, de R$ 1.800. Na verdade, é difícil prever o que acontecerá com os preços; a decisão é de cada empresa, como já afirmou o próprio Luiz Moan, presidente da Anfavea.
O executivo também descartou impacto negativo nas vendas em 2015.
Alguns modelos já tiveram reajuste. É o caso do Chevrolet Onix, um dos cinco carros mais vendidos do Brasil. A versão básica ficou R$ 1.800 mais cara, e as demais, cerca de R$ 1.000, segundo o site Carplace.
R$ 26.545 R$ 27.965 R$ 28.980 R$ 30.840 R$ 33.305 R$ 33.600 R$ 34.475 R$ 37.370 R$ 37.610 R$ 39.190 (já teve reajuste) PREÇOS COM IPI CHEIO
Fiat Palio Fire (2 portas)
Fiat Uno Vivace (2 portas)
Volkswagen take up! (2 portas)
Volkswagen Gol (2 portas)
Volkswagen Fox (2 portas)
Renault Sandero Authentique
Nissan New March
Hyundai HB20 Comfort
Ford Ka SE
Chevrolet Onix LS
Também se espera que seja mais fácil para o consumidor obter crédito para financiar um carro novo, já que as regras para retomada do bem em caso de inadimplência foram endurecidas -- em favor dos financiadores. Ou seja, ficou menos arriscado emprestar dinheiro.
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