Renault Mégane melhora nível de segurança às vésperas de chegar ao Brasil
A presença de um Mégane RS do estande da Renault no Salão de São Paulo 2014 não é à toa: a versão esportiva do hatch europeu (e só ela) está garantida para o mercado brasileiro nos próximos meses, possivelmente ainda este ano.
Perto de desembarcar de vez no país, o modelo foi submetido, no fim de outubro, a um segundo teste de segurança no Euro NCAP (programa que mede a segurança dos carros vendidos na Europa) em 2014, e conseguiu aumentar sua pontuação para quatro estrelas (de um total de cinco), contra três alcançadas em janeiro. A melhora se deu, basicamente, graças à inclusão de um novo item preventivo, o alerta de uso dos cintos.
Mesmo assim, a ausência de outras assistências eletrônicas continua a ser o grande calcanhar-de-Aquilos do Mégane: neste item, o hatch só atinge 56% do índice ideal de eficiência. A proteção para pedestres, em caso de atropelamento, também está longe da perfeição, avaliada em 60%. Já os ocupantes do veículo, sejam adultos ou crianças, podem ficar mais tranquilos: os níveis de segurança para eles estão em 83% e 78%, respectivamente.
O BMW Série 2 Active Tourer, outro veículo cogitado para o Brasil em 2015, teve resultado melhor: alcançou cinco estrelas, com 84% e 85% de eficiência na proteção de passageiros adultos e crianças, respectivamente, 60% na segurança de pedestres e 70% em relação às assistências eletrônicas.
Nesta mesma bateria, o elétrico Tesla Model S foi contemplado com cinco estrelas, tornando-se o único automóvel em 2014 a "gabaritar" a inspeção europeia e também a do NHTSA (departamento de segurança no trânsito dos Estados Unidos). Skoda Fabia e Nissan Pulsar foram outros dois modelos a merecerem cinco estrelas, enquanto o subcompacto Suzuki Celerio foi mal e ganhou apenas três.
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