Ford confirma novo Mustang no Brasil, mas lançamento pode ficar para 2016
Está confirmado: o novo Mustang será vendido no Brasil por importação oficial da Ford, com garantia de fábrica e assistência na rede autorizada. A data para o lançamento do histórico esportivo em nosso país ainda não está definida.
É impossível que seja neste ano e improvável que seja em 2015. Um prazo de até 18 meses -- ou seja, no primeiro semestre de 2016 -- parece mais realista, a julgar pelo que se ouve dos executivos da empresa.
Eles disseram aqui em Los Angeles, num encontro com a mídia sul-americana na noite desta terça-feira (23), que a chegada do Mustang ao nosso país é muito mais complicada do que simplesmente pegar os carros na fábrica de Flat Rock (Michigan), que abastecerá nada menos que 120 países, e despachá-los pelo mar.
Uma das dificuldades é o ajuste para rodar com nossa gasolina, que contém até 25% de etanol -- substância que pode corroer partes do motor.
Portanto, sendo (muito) otimista e contando a partir do mês que vem, quando começam as vendas do Mustang aqui nos EUA, o modelo só seria importado ao Brasil em outubro de 2015.
A promessa feita repetidas vezes pela Ford verde-amarela, de oferecer localmente todos os carros globais da marca até 18 meses depois do lançamento nos EUA/Europa serve para fixar a data mais distante: abril de 2016.
Finalmente, há uma questão de posicionamento de produto. Se a ideia é vender o Mustang em número que justifique sua importação ao Brasil, é preciso antes decidir o que significará o Mustang em nosso país.
Traduzindo as declarações enigmáticas de alguns executivos ao longo da noite de terça em Los Angeles, nota-se o desejo de colocar o modelo num patamar acima do Chevrolet Camaro, como alternativa à moda americana (mas nem tanto, já que o novo Mustang está bastante europeizado) a esportivos das marcas alemãs Audi, BMW e Mercedes-Benz, das quais apenas a BMW é especialista em tração traseira.
Essa lógica faria com que a Ford priorizasse no Brasil a configuração topo de gama do novo Mustang, a GT na carroceria cupê, com motorzão V8 de 5 litros, talvez com o pacote Performance (que acrescenta belos itens visuais ao carro) e numa faixa de preço que poderia começar acima dos R$ 250 mil. Haveria espaço ainda para uma segunda versão, mais "barata", a ser escolhida entre a V6 3,7 litros e a EcoBoost 2,3 litros, esta com turbo (as outras são aspiradas).
A única certeza que se tem, por ora, é a presença do Mustang no estande da Ford no Salão do Automóvel de São Paulo, no final de outubro. Ah, tem outra: o novo carro, visto de perto, é infinitamente mais bonito que a 5ª geração.
Viagem a convite da Ford do Brasil
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.