Volkswagen Saveiro Cabine Dupla, R$ 47.490, quer brecar Fiat Strada
Faz anos que a Fiat detém a liderança nas vendas de comerciais leves no Brasil, muito por conta do sucesso da picapinha Strada, referência em seu segmento. Tentando incomodar a concorrência, a Volkswagen lançou nesta segunda-feira (18), em São Paulo (SP), três novas versões com cabine dupla de sua picape compacta, a Saveiro, com preço inicial de R$ 47.490. A entrega, porém, ainda demora um pouco: o modelo só estará nas lojas na segunda quinzena do mês de setembro.
Para produzir as sete versões da Saveiro 2015, a marca precisou investir R$ 300 milhões em adaptações à fábrica de São Bernardo do Campo (SP). Como retorno, espera para 2014 um aumento de 53% no volume de vendas em relação ao ano passado, atingindo 110 mil unidades. Ainda não chegaria na Strada, que fechou 2013 com 122.904 emplacamentos e já tem 87.902 na prévia de julho deste ano, segundo a Fenabrave. De qualquer forma, incomodaria um pouco mais a líder.
A previsão é mais realista do que pode parecer se pensarmos que, até hoje, a Saveiro não possuía uma configuração chamativa para vendas no varejo. Atualmente, o modelo é só o quinto comercial leve mais negociado nesse tipo de venda, também de acordo com a Fenabrave, perdendo até para utilitários maiores, como Toyota Hilux e Chevrolet S10. É nesse nicho que a Saveiro pretende atuar com mais força, pescando especialmente principalmente "famílias com um filho pequeno".
Confira o que cada versão da picape com cabine dupla traz:
SAVEIRO TRENDLINE CD 1.6 -- R$ 47.490
Motor 1.6 EA111, de oito válvulas e 104 cv; direção hidráulica; vidros elétricos; travamento central das portas; comfort blinker (sinalização de mudança de direção com um toque); antena de teto; alerta sonoro para lanternas ligadas; banco do motorista com regulagem de altura; bancos traseiros com três apoios de cabeça; terceira luz de freio e iluminação da caçamba; chave canivete; desembaçador de vidro traseiro; ESS (sinal emergencial de parada); grade dianteira preta; indicador de troca de marcha; freios a disco nas quatro rodas; janelas laterais traseiras basculantes; faróis duplos com máscara negra; porta-copos e porta-revistas laterais e central; tomada 12V; bagageiro no teto; santantônio com função de aerofólio; preparação para som; cinto de segurança dianteiros com regulagem de altura; caçamba com protetor e amortecedor na porta; rodas de aço aro 14 polegadas 175/70; e os obrigatórios airbags frontais e sistema ABS (antitravamento) nos freios.
SAVEIRO HIGHLINE CD 1.6 -- R$ 52.720
Todos os itens da versão Trendline CD 1.6, mais: quatro alto-falantes; alarme sem chave; ar-condicionado; volante multifuncional com controles de rádio, telefone e I-System; vidros elétricos com limitador de força; parachoque, capa dos retrovisores e maçanetas na cor do veículo; coluna central adesivada em preto; chave canivete com controle remoto; cintos de segurança laterais traseiros com três pontos; para-sóis com espelhos; frisos laterais cromados; lanternas traseiras de neblina; lanternas traseiras escurecidas; retrovisores com luzes de de direção; grade dianteira e peças internas com frisos cromado; para-brisa degradê; rádio CD/MP3, Bluetooth e interface para iPod, USB e Aux-in; retrovisores externos com ajuste elétrico e "tilt down"; e rodas de aço aro 15 polegadas 205/60
SAVEIRO CROSS CD 1.6 -- R$ 59.990
Motor 1.6 EA211, de 16 válvulas e 120 cv, e todos os itens da versão Highline CD 1.6, mais: ABS com função "off-road", assistente e distribuição eletrônica de frenagem; coluna de direção com ajuste de altura e profundidade; controle eletrônico de estabilidade; assistente de partida em subida; faróis de neblina; para-choques e frisos laterais exclusivos; molduras nas soleiras e caixas de rodas; para-sóis com espelhos iluminados; pedaleiras esportivas; sensor traseiro de estacionamento; travas elétricas com controle remoto; volante multifuncional em couro com controles de rádio, telefone e I-System.
Revestimentos em couro sintético, sensor de chuva e luminosidade, piloto automático e retrovisor interno eletrocrômico são sempre opcionais.
PRÓS E CONTRAS
De maneira surpreendente, a Saveiro cabine dupla manteve só duas portas -- provavelmente porque a Volks não quis "dar o braço a torcer" e copiar a rival, e aí pode estar seu grande ponto fraco em relação à Strada: acessar os bancos de trás não é tão fácil, principalmente porque os bancos dianteiros não são corrediços.
Uma vez lá dentro, vem a impressão positiva: por ter oito centímetros a mais de comprimento (4,49 m contra 4,41 m), a Saveiro consegue oferecer espaço bem mais amplo para as pernas, sem perder para a rival no quesito capacidade da caçamba -- cada uma tem 580 litros. Na verdade, os alemães até levam vantagem neste último item, porque conseguiram alocar o estepe abaixo da caçamba, enquanto o da Strada fica na parte de cima. Na altura, as duas praticamente se equivalem, ficando na casa de 1,55 m.
Na linha 2015 da Saveiro, a Volks oferece oito opções de cores e um ano de garantia, com revisões a cada seis meses ou 10.000 quilômetros. UOL Carros testará o modelo nesta terça-feira (19) e publicará em breve suas impressões.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.