Veja coisas que parecem bobagem, mas que são importantes no seu carro
Já dissemos que muitas coisas que um carro moderno oferece, de série ou como opcionais, são inúteis. Mas também existem equipamentos e acessórios que são importantes, embora não aparentem isso. UOL Carros preparou uma lista de itens que, sim, têm função prática -- seja ela dinâmica, para o conforto ou a segurança dos ocupantes do carro. Em quase todos os casos, o custo do item já está embutido no preço do automóvel. Apenas o rack de teto, geralmente vendido como opcional ou acessório, foi encontrado com preço à parte.
A desculpa de que "não deu para ver" o outro carro dar seta perde força caso este possua repetidores no retrovisor. Além do inegável efeito estético -- que faz muita gente achar que se trata de um enfeite tipo "tuning", as luzes servem como sinalização extra na hora de fazer conversões e trocas de faixa: frente, traseira e lateral do carro piscam simultaneamente.
A terceira luz de freio que se acende na traseira (geralmente em posição alta) virou modinha nos anos 1990, quando ainda não era obrigatória -- o que só aconteceu em 2009. "É mais uma luz de alerta, e de extrema importância", afirmou à época Marcos Vinícius Aguiar, então diretor da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA). Como o uso começou na base do enfeite, a fama de supérflua ficou.
Muita gente usa apenas como enfeite, mas a função do rack de teto é transportar pranchas de surfe, bicicletas e até mesmo bagagens comuns que não couberam no porta-malas. É preciso ficar atento à altura: o máximo permitido pelo Código de Trânsito são 50 cm além da carroceria. O preço médio gira em torno de R$ 500.
Obrigatórias na Europa, as luzes de posição (ou luzes diurnas) são lâmpadas que permanecem acesas nos faróis dianteiros quando o conjunto estiver desligado (por isso são "diurnas"). Caso sejam de LED, fica ainda mais forte a sensação de que a ideia é se exibir. Mas, segundo dados europeus, os acidentes caíram mais de 20% depois da obrigatoriedade.
Os refletores traseiros de farol, normalmente posicionados no parachoque (como no Logan, na foto acima) ou até nas próprias lanternas dos veículos, refletem o farol do carro que vem atrás e mostram que existe um veículo no caminho, mesmo que este esteja com as luzes apagadas. Desconhecendo ou desconsiderando a questão da segurança, há quem retire ou pinte os refletores para obter um acabamento "fumê".
Carros mais completinhos trazem de série o ajuste da intensidade de luz do painel. Parece uma simples comodidade para o motorista, mas trata-se de uma função importante para a segurança dos ocupantes: luz demais serve para manter o motorista acordado, mas também pode cansar a vista e desviar a atenção da estrada; luz de menos pode dar sono.
Mesmo finos, de plástico rígido e muito diferentes daqueles "borrachões" de antigamente, os frisos têm a função de proteger a carroceria do carro daquelas "encostadas" em estacionamentos com vagas longitudinais. Sai mais barato trocar os frisos, que são apenas colados às portas, do que tratar arranhões e leves amassados na lataria -- que podem exigir repintura.
Os vincos que você vê em boa parte dos carros mais recentes (especialmente nos médios e médios-grandes) não são apenas caprichos dos designers. Eles servem para facilitar o caminho do ar ao longo da carroceria, jogando-o para trás do carro. Assim fica mais fácil vencer a resistência do ar, algo fundamental para a economia de combustível. Além disso, eles contribuem para uma menor vibração e servem para dar mais resistência às chapas mais finas da lataria.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.