Cor ousada, que marca estreia do carro, segue à venda a partir de R$ 990
Para ressaltar a estreia de um determinado modelo, fabricantes criam cores especiais para a "versão de lançamento". Elas normalmente são oferecidas apenas nas primeiras unidades (como se pertencessem à uma série limitada), mas em outros casos continuam no catálogo, vendidas como opcional -- UOL Carros encontrou preços de R$ 990 a pouco mais de R$ 2.000.
A cor é mais um recurso dos departamentos de marketing das montadoras, que enxergam uma oportunidade extra de cativar o consumidor. "Cores diferenciadas chamam a atenção. Estamos cada vez mais vendo cores de efeito e marcantes, como as do lançamento do Uno", afirma Isabella Vianna, do centro estilo da Fiat. O Uno citado por Isabella é o de nova geração, apresentado em 2010. Na ocasião, teve quatro cores de lançamento: amarelo "Citrus" (que ficou conhecido pelo público como "marca-texto"), azul "Splash", verde "Box" (versão Way), e o laranja "Nemo", da versão Sporting. Todas já saíram do catálogo.
No momento, é o azul que domina os lançamentos automotivos: as novas gerações de Renault Sandero, Nissan March e Honda Fit exploraram essa cor recentemente; em 2013, Volkswagen Golf, Ford New Fiesta e Nissan Sentra fizeram o mesmo, com variações de tom e de tipo de pintura. O cliente que desejar um desses carros na cor especial também vai pagar mais caro
Nas ruas brasileiras, porém, a realidade ainda é o predomínio de prata, branco, preto e cinza (87% dos carros vendidos em 2013 de acordo com as fabricantes de tinta Axalta e PPG). Dessas quatro cores, três podem ser do tipo liso (ou sólido), que geralmente não tem custo extra. Além de evitar o aumento no preço, o comprador de carro também acredita que cores fora desse quarteto podem dificultar a revenda.
Não resta dúvida que as ruas brasileiras poderiam ser mais divertidas se 24 cores que UOL Carros listou abaixo fossem (ou tivessem sido), além de chamativas, sucesso de vendas. Confira:
CORES DE ESTREIA AINDA DISPONÍVEIS:Segunda geração do Ford EcoSport, mostrada em diversas cores durante uma série de eventos em 2012, foi lançada oficialmente nesta cor laranja, chamada pela marca de "Savana". O carro ficou bacana com a cor; UOL Carros fez um álbum exclusivo com 80 fotos do modelo, que você pode conferir clicando aqui. Oferecida como opcional, esta cor custa R$ 1.085.
A cor de lançamento da versão nacionalizada do New Fiesta hatch foi este forte azul escuro, chamado de "California". É uma das cores de estreia que permanecem no catálogo, ao preço de R$ 1.270.
Nova geração da Ranger, global, foi apresentada à imprensa brasileira em 2012. Da enorme frota de picapes de teste para os jornalistas, cerca de metade trazia este bonito azul "Aurora", ainda disponível como opção por R$ 1.800.
Após o término da construção da fábrica da Nissan em Resende, era hora de nacionalizar o March, até então era importado do México. Para a apresentação do modelo nacional, a Nissan criou duas unidades especiais do compacto, uma verde e outra amarela (que podem ser vistas aqui), mas a cor escolhida para a estreia oficial foi um agradável tom de azul metálico, o "Pacific" (preço: R$ 990).
A cor de lançamento do Renault Duster, o primeiro real concorrente do EcoSport, foi o verde "Amazônia". A cor não é feia e casa bem com a proposta do SUV, que é a de ser a "porta de entrada" para o cliente de off-road no Brasil. É oferecida R$ 1.350.
A Renault apostou que este tom escuro de marrom, metálico, ajudaria na mudança de perfil do Logan, que desejava descartar a aparência de carro barato em favor de um visual mais refinado. Na opinião de UOL Carros, funcionou. Custa R$ 1.090.
A nova geração do Sandero, recém-lançada no Brasil, foi outra a apostar no azul. A cor foi apelidada de "Techno" e custa adicionais R$ 1.095. É bonita, mas pode enjoar, assim como quase todos os outros "azuis" já citados.
Não se deve confundir o azul do March com este do Golf: ambos têm o mesmo nome, apesar das tonalidades diferentes (o do Nissan é mais escuro que o do Volkswagen, embora seja parecido quando visto de longe). Ambos agradam, ambos enjoam. O Golf nesta cor sai por R$ 1.011 extras.
Este tom de laranja quase fosco, conhecido como "Atacama", foi utilizado nos lançamentos da Saveiro Cross e do CrossFox, em 2010. Apenas 200 unidades da picape foram fabricadas nesta cor. O hatch ainda oferece o tom, por R$ 2.018.
Para inaugurar a reestilização da Saveiro, em 2013, a Volkswagen criou um novo tom de laranja, mais forte e fluorescente que o laranja anterior, e o batizou como "Canyon". Está no catálogo do modelo, por R$ 1.385.
CORES QUE FORAM ABANDONADAS:Em 2009 a Chevrolet finalmente propôs um rival ao Volkswagen Fox e lançou o Agile, hatch baseado no SUV conceito GPiX. Além do desenho controverso, a cor de lançamento do carro (hoje, abandonada) foi este amarelo que, pensando bem, nem parece amarelo...
Em 2010 a picape Montana recebeu o visual do Agile, para desespero de fãs do modelo que até hoje dizem preferir o desenho da geração anterior. Para o lançamento, a Chevrolet criou um tom "cru" de verde, chamado de "Jásper", que não combinou muito com a proposta do carro... Segundo a marca, apenas "algumas unidades" foram produzidas na exótica tonalidade.
Na década passada, em 2003, a Citroën lançou a primeira geração do C3 no Brasil com o mote de ser o pioneiro hatch premium do mercado. A cor de estreia foi um azul claro metálico, chamado de "Bleu Lucia" ("bleu" é azul em francês). A cor combinava com a proposta do carro, de ser mais requintado que os rivais, mas chamá-la de "azul calcinha" foi inevitável.
Em 2010 o Uno foi reinventado pela Fiat. A marca criou vários "frufrus" para o carrinho, como adesivos externos e personalização interna. E, claro, foram várias cores de lançamento -- entre elas, as quatro (amarela, verde, azul e laranja) mostradas na imagem acima e citadas no início da reportagem. Todas já foram abandonadas.
A Fiat lançou o Palio no Brasil em 1996 e uma das cores de estreia, além de um azul claro e um laranja bem quente, foi este verde, que até não caiu mal no carro, mas não fez sucesso. Onze anos mais tarde a marca lançou a segunda geração do modelo, que repetiu a cor da década anterior.
Parece que o laranja "Nemo" (a Fiat não confirma, mas também não nega que o nome do peixe da animação da Disney/Pixar) já estava marcado para fazer sucesso no Uno Sporting: em 2005, o monovolume Idea ofereceu tonalidade parecida na configuração topo de gama HLX.
Após o lançamento do Gol em 2008, a Volks ressuscitou o sedã Voyage (que havia deixado de ser produzido em 1996). A cor de apresentação do modelo também foi vermelha, mas num tom menos "amarronzado" e mais "rosado" que o do Gol. Ganhou o apelido de vermelho "Apple" (de maçã, em inglês).
Em 2004 a Ford preparou uma versão topo de gama para o EcoSport, equipada com motor 2.0 e tração integral (AWD); sua cor de lançamento foi este amarelo sólido. Não ficou tão estranho, mas também não fez sucesso.
A Ford lançou o New Fiesta Sedan no Brasil antes do hatch. Durante a apresentação, em 2010, duas belas cores, hoje abandonadas, chamaram a atenção: o vermelho "Magenta", puxando para o rosa, e um tom marcante de verde claro, chamado de "Coimbra" (que também foi oferecido pelo New Fiesta hatch, mas por pouco tempo).
Em 2008 a Volkswagen lançou a atual geração do Gol. O carro do lançamento foi mostrado na cor vermelho "Radiante", uma espécie bacana de vinho metálico, bem próximo do marrom, que o deixou com uma cara exclusiva: apenas 50 unidades nesta cor foram produzidas.
No final da década passada a Peugeot lançou um interessante tom escuro de azul, chamado de Neysha, para a gama do compacto 207. No caso do hatchback (foto), apenas 30 unidades foram pintadas nesta cor.
CORES DE ESTREIA DE CARROS FORA DE LINHA:Apenas dez unidades do Chevrolet Vectra GT (hatchback) saíram da fábrica na bela cor laranja "Volcano" -- no caso, foram dez carros da versão GT-X (topo de gama). Para reconhecê-los, além da cor, basta notar as letras das placas de licença: são todas GEN (de General Motors).
Após a reestilização de 2010, o Vectra (hatch e sedã) começou a ser chamado pela GM de "Next Edition". Na ocasião, a cor de lançamento do hatch (substituído pelo Cruze Sport6 em 2012) foi este bonito azul escuro, chamado de "Arian". Foram fabricadas poucas unidades; UOL Carros rodou bastante com uma delas, que logo foi apelidado de "Azulão".
Só o nome da cor, neste caso, já vale a lembrança. Durante a passagem da perua 206 SW pelo mercado brasileiro, a exótica cor amarelo "Persépolis" (uma espécie de dourado sem brilho) fez parte do catálogo -- e, por incrível que pareça, relativo sucesso entre os compradores do modelo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.