Farol a laser chega para "fazer a noite parecer dia"; conheça
Já passava das 21h quando a noite caiu na pequena cidade de Le Mans (França). Com a proximidade do solstício do verão, o sol demora a se por nesta época do ano na Europa e, por isso, a Audi teve de esperar até a última hora do dia para mostrar no ambiente ideal, o escuro, o motivo de ter levado um pequeno grupo de jornalistas à penúltima reta do circuito de Sarthe, que recebia naquele fim de semana as tradicionais 24 Horas de Le Mans.
De repente, três R8 azuis surgiram na paisagem e deram nova iluminação ao local. Todos irradiavam uma luz branca perceptível desde longe, que parecia muito mais forte do que qualquer lanterna comum. Ali, a fabricante alemã fazia o lançamento oficial do R8 LMX, série especial do superesportivo que vem a ser o primeiro carro de produção da história a contar com faróis a laser.
O impacto visual da apresentação não chegou a se refletir em uma surpresa tão grande com o projeto em si. Afinal, BMW (com o híbrido i8), Land Rover (com o Discovery Vision Concept) e a própria Audi já haviam apresentado conceitos com esse tipo de tecnologia há não muito tempo. De qualquer forma, ficou claro que o laser chega para criar novos parâmetros de iluminação dos automóveis.
"É como dirigir de dia", cravou o diretor de desenvolvimento técnico da marca das quatro argolas, Ulrich Hackenberg, sem medo algum de soar exagerado.
Segundo a montadora, por emitir fachos de luz mais intensos e focados, o laser praticamente dobra o raio de alcance das atuais lâmpadas de LED -- estas cada vez mais populares no mercado --, sem proporcionar aquela dispersão lateral da luz típica dos demais faróis.
Para comprovar a eficiência do projeto, a Audi instalou os novos faróis nos protótipos R18 e-tron quattro 2014, que fizeram dobradinha na edição deste ano das 24 Horas de Le Mans. Um bom sinal, já que na pista os pilotos da marca elogiaram bastante o efeito proporcionado pelo sistema na pilotagem noturna.
PARCIMÔNIA
Sim, a luz de laser parece muito legal e indica o provável caminho a ser tomado na iluminação dos carros do futuro. Porém, antes que você saia empolgado dizendo que seu carro popular vai ter um desses daqui a alguns anos, é preciso ressaltar que as montadoras ainda estão cautelosas quando ao desenvolvimento do conceito.
A própria estratégia da Audi em relação ao R8 LMX indica isso: a série será limitada a apenas 99 unidades, todas vendidas na Europa a 210.000 euros (cerca de R$ 635.000). Não seria errado dizer, portanto, que se trata de uma espécie de "versão beta", com a qual a marca irá avaliar a aceitação junto aos compradores e só então tornar o item definitivo em outros modelos.
Assim, para evitar problemas de uso indevido na cidade, o laser só será acionado de maneira automática, por um sensor que detectará as condições ideais de ativação. Os requisitos são: cenário de iluminação muito baixa, veículo acima de 60 km/h e nenhum outro automóvel passando por perto. Se rastrear qualquer mudança em alguma dessas situações, o próprio sistema desabilitará a função, tudo sem interferência do motorista.
Tendo em vista todas essas ressalvas, seria mais correto enxergar o laser não como um substituto do LED, mas sim como uma tecnologia complementar de iluminação, algo parecido com a que os faróis de milha ou neblina já exercem há alguns anos.
O CARRO
Existente só na configuração cupê, o R8 LMX lembra bastante o R8 Plus, que até então detinha o posto de versão mais forte do superesportivo. Detinha, porque a série limitada, embora compartilhe o mesmo motor V10 de 5,2 litros, é 19 cavalos mais potente, chegando a um total de 569 cv. O torque continua nos mesmos 55,1 kgfm de antes, assim como o câmbio automatizado S-Tronic, de dupla embreagem e sete velocidades.
Segundo dados oficiais, o R8 LMX é capaz de chegar à velocidade máxima de 320 km/h e ir de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos, índices levemente superiores aos do Plus. Acabamento interior com detalhes em azul, rodas de 19 polegadas com desenho exclusivo, freios de carbono-cerâmica, lâminas laterais e aerofólio traseiro em fibra de carbono completam o pacote.
Além dos faróis a laser, o R8 LMX também contará com luz baixa, alta e diurna em LED.
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