Topo

Ford desbanca Toyota e assume liderança como "marca verde" global de carro

Do UOL, em São Paulo (SP)

25/06/2014 10h02

A Ford desbancou a Toyota e assumiu a liderança do ranking "Best Global Green Brands", promovido pela Interbrand, divulgado nesta terça-feira (24). Após três anos no topo (2011 a 2013), a fabricante japonesa Toyota caiu para a segunda colocação.

Honda, Nissan e Panasonic são as marcas que ocupam, nesta ordem, a terceira, quarta e quinta posições do estudo. O "Best Global Green Brands", que em tradução literal significa "Melhores marcas verdes globais", engloba qualquer empresa mundial, não necessariamente do setor automotivo, que esteja no ranking geral da Interbrand, que lista as 100 marcas globais mais valiosas (Best Global Brands).

Ford Focus Electric - Divulgação - Divulgação
Novo Ford Focus Electric, 100% elétrico, influenciou no resultado do ranking
Imagem: Divulgação
COMO FUNCIONA A PESQUISA
Para chegar ao resultado o estudo se baseia na produção e distribuição da empresa sob o ponto de vista ambiental e na percepção de valor que elas conseguem gerar no público a partir dessas ações.

O setor automotivo é um dos mais fortes da lista. Entre as 50 posições divulgadas, são dez montadoras. Esse número, segundo a Interbrand, se deve principalmente ao aumento da demanda por carros híbridos/elétricos.

No caso da Ford, a consultoria afirma que seus cinco carros "verdes" (Focus, C-Max e Transit Connect elétricos, além dos híbridos Fusion e Escape/Kuga) -- e "a busca da empresa por combustíveis alternativos, como hidrogênio e pilhas" -- foram determinantes para a premiação.

Clique aqui para acessar ao ranking "Best Global Green Brands" 2014.

QUEM É INTERBRAND?
Interbrand, divisão da Omnicom, é líder mundial em consultoria de marcas e a autora do conhecido relatório anual "Best Global Brands". Desde 2011 a empresa também promove o ranking de marcas verdes.

O Grupo Omnicom, responsável pela Interbrand, é uma das maiores agências de publicidade do mundo.