Topo

Dicionário de siglas: deciframos a sopa de letrinhas do carro moderno

André Deliberato

Do UOL, em São Paulo (SP)

11/06/2014 19h49

É comum fabricantes de automóveis criarem siglas (por exemplo, ABS) ou acrônimos (como o padrão "Isofix") para representar equipamentos e/ou tecnologias que surgem, principalmente, durante as etapas de projeto, desenvolvimento e construção de um carro. Muitas vezes, porém, este código -- a chamada "sopa de letrinhas" -- sai das pranchetas e invade a propaganda do carro, já na loja. Assim, o comprador corre o risco de colocar o automóvel na garagem sem saber exatamente o que é aquele recurso ou para que serve a função com nome cifrado.

UOL Carros elaborou uma lista -- em ordem alfabética -- com muitas destas siglas e seus significados. Se você tem dúvidas ou é aficionado pelo assunto, salve o endereço nos seus favoritos e consulte sempre que quiser.

Primeira dica: para encontrar uma sigla rapidamente, clique CTRL+F e digite-a no campo de busca que vai se abrir no navegador. E se tiver sugestões ou observações, use o campo de comentários.

Sigla AWD - Divulgação - Divulgação
Modelos da Subaru utilizam a sigla AWD para identificar a tração integral
Imagem: Divulgação

Sonic traz novo motor Ecotec Dual CVVT, flex, de 1,6 litro, com coletor de admissão variável e duplo comando das 16 válvulas continuamente variável, desenvolvido na Coreia e na Alemanha. Potência varia de 116 a 120 cavalos, com torque de 15,8 a 16,3 kgfm para gasolina e etanol, respectivamente - Divulgação - Divulgação
Motores mais modernos têm duplo comando variável de válvulas (DOHC)
Imagem: Divulgação
ECU de um veículo - Reprodução - Reprodução
ECU funciona como se fosse uma espécie de "placa mãe" do automóvel
Imagem: Reprodução
Na lanterna traseira, apenas a luz de ré não é de LED - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Atualmente diversos carros, nacionais e importados, têm faróis e lanternas de LED
Imagem: Murilo Góes/UOL
Audi RS4 Avant - Divulgação - Divulgação
Os SUVs tomaram, aos poucos, o lugar das SW (peruas) no mercado mundial
Imagem: Divulgação