Hyundai ix25 continua sendo muito barulho por quase nada
A Hyundai é a responsável por um certo anticlímax no Salão de Pequim 2014, que já está aberto ao público na capital da China. Quando todos esperavam um carro de verdade, ela mostra aqui apenas um protótipo do ix25, SUV compacto que é alardeado no Brasil como futuro membro da família HB20 -- e, claro, como mais um "anti-EcoSport" (pausa para bocejar).
Vários flagrantes do ix25 camuflado rodando pela China vinham sendo publicados em sites automotivos locais; e os enormes banners no parque de exposições de Pequim (mostrando o jipinho ladeado por Kim Soo-hyun, ator teen sul-coreano que provoca histeria entre as fãs) deixam de mencionar o fato de que o "carro" que veio ao salão na verdade ainda não está pronto.
Pior ainda: a Hyundai chinesa decidiu manter o protótipo do ix25 fechado, isolado e vigiado. Imagens, só do exterior.
UOL Carros assistiu a uma cena desagradável no domingo (20): um jornalista mais audacioso se esticou todo e abriu a porta traseira para tirar uma foto não-autorizada do interior do protótipo. Foi imediatamente cercado por quatro funcionários do estande da Hyundai, que -- de forma truculenta -- o forçaram a apagar a imagem de sua câmera.
Enfim: lá e cá, por ora é somente muito barulho (e frescura) por quase nada. O ix25 de produção deve ser lançado na China apenas no segundo semestre. A Hyundai brasileira frisa, mais uma vez, que se trata de um projeto estritamente local, que não tem nada a ver com ele e que, neste momento, nem teria como fabricar o suvinho na unidade de Piracicaba (SP), totalmente tomada pela linha HB20 -- carro do qual o ix25 é um parente distante (a plataforma é a mesma, mas é evidente que precisaria de adaptação se partir da configuração que o compacto nacional utiliza).
Na apresentação do carro em Pequim, o presidente da Hyundai, Sung Kee Choi, afirmou com todas as letras que ele "foi desenvolvido estrategicamente para o mercado chinês". Não disse palavra sobre os demais "emergentes".
Aqui na China, a missão do ix25 é aproveitar a crescente apreciação -- especialmente entre os jovens -- pelos SUVs, avançando sobre a larga fatia de mercado detida pelos sedãs médios e grandes. A Hyundai ocupa hoje um distante segundo lugar na venda de carros e utilitários leves em relação à líder Volkswagen -- que, no entanto, tem muitos sedãs e apenas dois SUVs de verdade, Tiguan e Touareg. A sul-coreana logo vai ter quatro: ix25, ix35, Santa Fe e Grand Santa Fe.
FICOU BOM
Mesmo ainda um tanto artificial, o ix25 causa boa impressão principalmente porque a nova family face da Hyundai, mais direta e menos rebuscada, lhe caiu bem: a grade hexagonal e o conjunto óptico remetem inevitavelmente ao reformulado Santa Fe, topo de gama entre os utilitários da marca. A porção inferior do parachoques é bem esportiva, com entradas de ar vistosas e um protetor de carroceria ao estilo dos off-road light. Visto de perto, o jipinho parece maior do que é (ou será), com 4,27 metros de comprimento, 2,59 metros de entre-eixos e 1,63 metro de altura. O motor previsto é um 2.0 a gasolina. Não se falou em tração 4x4.
A Hyundai do Brasil afirma que a decisão de exibir -- ou não -- o ix25 no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro, é da matriz sul-coreana.
Viagem a convite da Chery Automobile
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