Topo

Ford esnoba Copa e apresenta novo Ka em junho

André Deliberato

Do UOL, em São Paulo (SP)

28/03/2014 13h14

A Ford gostou da ideia de lançar um automóvel em "pedaços", iniciada com a apresentação "anual" da segunda geração do EcoSport, em 2012. Gostou tanto que repetiu a dose com o novo Focus, em 2013 (foram três eventos e mais de dois meses de apresentação), e já começou o mesmo tipo de ação com o novo Ka.

A primeira aparição do compacto foi em novembro do ano passado, ainda sob formato de conceito -- o protótipo exibido não tinha motor e nem mesmo um painel (o interior era composto apenas por fibra e plástico).

Em fevereiro deste ano foi a vez da inédita versão sedã surgir, durante eventos simultâneos em São Paulo (SP) e Nova Déli, na Índia. Há explicação para isso: assim como quase toda linha atual da Ford no Brasil, o novo Ka será único e global. Seu projeto é brasileiro, assim como o do EcoSport.

Ford Ka sedã traseira flagra - Vicente Ignacio Neto/UOL - Vicente Ignacio Neto/UOL
Visual da configuração sedã manteve o design do protótipo mostrado em fevereiro
Imagem: Vicente Ignacio Neto/UOL

A produção nacional do novo Ka será em Camaçari (BA), cidade da segunda fábrica da Ford no país e que também faz EcoSport e produzia o Fiesta Rocam (hatch e sedã). A primeira linha de produção da marca fica em São Bernardo do Campo (SP), de onde sai o New Fiesta (na configuração hatch) e que também produzia o antigo Ka e a extinta picape Courier. Há ainda a unidade de motores em Taubaté (SP).

Falando em motores, a terceira etapa do lançamento do novo Ka acontece nos próximos dias 8 e 9 de abril, também em Camaçari, e será a vez de mostrar justamente o novíssimo motor 1.0 de três cilindros. Ele será responsável por equipar as versões de entrada da família Ka -- as configurações mais caras devem utilizar o motor 1.5 Sigma (já presente no New Fiesta), ainda que a Ford não tenha mencionado rivais com motores maiores que 1 litro durante a apresentação dos protótipos.

CHEGA COM A COPA
Com a aproximação do lançamento, os flagras das versões de produção começam a se tornar frequentes. Nesta semana recebemos imagens do leitor Vicente Ignacio Neto, que conseguiu fotografar o novo Ka em seus dois tipos de carroceria juntos, em um posto de combustível na Rodovia Castelo Branco, próximo a Barueri (SP).

Além de mostrar que o visual do modelo será praticamente idêntico ao dos protótipos, as fotos também revelam que a Ford já não se preocupa mais em escondê-lo. 

De fato, não mesmo. Segundo fontes ligadas à marca, a aparição oficial do carro está programada para junho, durante o agito do início da Copa. Já não há quase segredo a ser revelado (principalmente depois que o novo motor for mostrado no mês que vem).

Depois, só restará a apresentação oficial de ambos, que segundo nossa fonte, será entre o final de junho e começo de julho e deverá ser conjunta -- ou seja, Ka hatch e sedã deverão ser lançados ao mesmo tempo para chegarem junto às lojas. Conteúdo de cada versão e preços só deverão ser conhecidos, portanto, nesta data.

A montadora chegou a avaliar se deveria distribuir o lançamento ao longo do ano, com o hatch no primeiro semestre e o sedã em algum momento do segundo, perto do Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro, fato que não se consolidou. A nova definição não muda, porém, a ideia de fazer o novo Ka bombar em vendas a partir do semestre final. É esperar -- pouco -- para ver.

Ford Ka flagra - Vicente Ignacio Neto/UOL - Vicente Ignacio Neto/UOL
Novo Ka será feito em Camaçari (BA) e compartilhará base com EcoSport e Fiesta
Imagem: Vicente Ignacio Neto/UOL
COMO SERÁ O CARRO
O novo Ka também será montado sobre a plataforma compacta usada por New Fiesta e EcoSport. Por isso, vai poder oferecer quatro portas, algo inédito para o modelo.

A promessa da Ford é oferecer itens inéditos em modelos compactos -- durante os eventos, a uma das frases utilizadas para definir o Ka foi: "visão de um futuro compacto com tecnologia avançada, design atraente e preço acessível para venda em grandes mercados mundiais".

Controles de tração e estabilidade, até seis airbags e opção de ar-condicionado automático, por exemplo, passam a ser equipamentos com possibilidades reais de serem oferecidos. O sistema de entretenimento deverá contar com conexão para smartphone, com aplicativos na tela central, e sistema multimídia Sync (ao menos nas versões mais caras).

Se você fotografar ou filmar um carro diferente e/ou camuflado, envie para UOL Carros, com seu nome completo, RG e/ou CPF, telefone, cidade de residência e local do flagra. A critério da Redação, elas podem ser publicadas, sempre com o devido crédito ao autor. Não há remuneração.

Para enviar, use o e-mail uolcarros@uol.com.br