Topo

Fiat da Itália traz comboio de 500L ao Brasil, mas filial nega lançamento

Do UOL, em São Paulo (SP)

17/02/2014 19h51Atualizada em 17/02/2014 20h17

Sem produtos novos para lançar no Brasl porque não tem onde e como produzi-los (Betim está tomada), a Fiat segue em compasso de espera pela nova fábrica de Goiana (PE) e, por ora, contenta-se em receber unidades de testes de carros que, quem sabe, um dia serão vendidos no país. É o caso de várias unidades do 500L, multivan que UOL Carrosexperimentou em test-drive na Suécia, em 2013.

Elas fazem parte de um grupo de 12 carros da Fiat e da Alfa Romeo (uma unidade do esportivo 4C) que a matriz italiana trouxe ao Brasil para "testes de estrada", que, segundo uma fonte da montadora, funcionam de forma autônoma em relação à filial verde-amarela.

  • Lucas Toledo/UOL

    Comboio de Fiat 500L trafega por Brasília: por ora, é só passeio organizado pela matriz

Na foto do internauta Lucas Toledo que acompanha esta reportagem, há três 500L, o primeiro da fila com suspensão elevada, deixando claro que se trata de uma mula -- a "casca" é do 500L, mas a estrutura seria de outro carro (um SUV compacto, por exemplo). Os outros dois parecem ser versões do 500L real, a do meio com rodas de liga, e a que fecha a fila com rodas de aço e calotas.

De acordo com a fonte, trazer esses carros ao Brasil é uma ação da Fiat italiana que espelha a dos testes feitos em Arjeplog, na Suécia (onde UOL Carros guiou o 500L): lá os modelos são expostos ao frio extremo e trafegam em pistas de atrito zero; aqui, encaram calor e passeiam por vias de baixa qualidade.

A Fiat segue desmentindo o lançamento da multivan no Brasil (vale lembrar, sua arquitetura não é a do Cinquecento, e sim a do Punto). Atualmente o 500L é fabricado apenas na Sérvia, de onde é exportado para todos os mercados que o recebem (Europa e também os Estados Unidos). Trazê-lo de lá para nosso mercado colocaria seu preço no alto -- possivelmente ficaria mais caro que o Freemont, hoje o modelo mais valorizado da Fiat no Brasil. O único jeito é ele ser feito em Goiana, que começa a pôr carros na rua em 2015. 

Se você fotografar ou filmar um carro diferente e/ou camuflado, envie para UOL Carros, com seu nome completo, RG e/ou CPF, telefone, cidade de residência e local do flagra. A critério da Redação, elas podem ser publicadas, sempre com o devido crédito ao autor. Não há remuneração.

Para enviar, use o e-mail uolcarros@uol.com.br