Topo

De cão bizarro a "Matrix", veja e vote no melhor comercial do Super Bowl

Do UOL, em São Paulo (SP)

31/01/2014 19h10

E se as principais fabricantes de carro do país decidissem criar comerciais para anunciar antes, durante e logo após a final do Brasileirão? E se a audiência fosse tão ampla e diversa que cada comercial tivesse de ser ou conter algo incrível para prender a atenção do espectador? E se, por conta deste público gigantesco, a concorrência -- não só entre montadoras, mas entre estas e muitas outras empresas de vários os setores -- fosse tão grande que cada comercial de 30 segundos custasse milhões?

Esta pode não ser a realidade do futebol brasileiro, mas é como tudo funciona no Super Bowl. Audi, Chevrolet, Ford, Hyundai, Jaguar (que estreia no intervalo Super Bowl), Kia, Toyota e Volkswagen já confirmaram e até mostraram seus comerciais -- alguns deles, porém, podem ser diferentes no momento do jogo, como já prometeu a Ford. Separamos as peças mostradas e você escolhe (no começo da reportagem) qual o mais divertido. Os concorrentes são:

- Audi - "Doberhuahua": o comercial mistura um chihuahua com dobermann para explicar o que é o Audi A3 Sedan, recém lançado no Brasil.
- Chevrolet - "Romance": a marca brinca ao mostrar um "pegador" (numa tradução livre de "bachelor") country viajando na picapona Silverado.
- Ford - "Quase o dobro": como convencer americanos de que híbridos são legais? A Ford vai tentar com um comediante e o ator James Franco dividindo as câmeras com o Fusion. 
- Hyundai - "Legal": o primeiro dos dois filmes da marca coreana traz clima de "xaveco" no trânsito com o ator Johnny Galecki (o Leonard de "Big Bang Theory") a bordo do sedã Elantra.
- Hyundai - "Sexto sentido": o segundo filme da marca mostra situações em que o pai salva o filho para exemplificar como atua o sistema de segurança do sedã Genesis 2015, atração da marca no último Salão de Detroit
- Jaguar - "Encontro": a montadora inglesa estreia no comercial do Super Bowl chamando atores britânicos famosos por suas atuações como vilão. O mote é: o novo F-Type Coupé, com suas opções de motor V6 e V8, é um carro malvado e gosta disso.
- Kia - "A verdade": reconhecida pela ousadia, a outra marca coreana da vez decidiu recriar o filme "Matrix", com direito a trazer Morpheus (Laurence Fishburne) de volta à tela -- e cantando ópera -- para mostrar o que é o "verdadeiro luxo" com o sedã Quoris (K900 nos EUA).
- Toyota - "A lição dos Muppets": líder de mercado, a marca coloca os bonecos de Muppets para ensinar o ex-jogador e ator Terry Crews (conhecido no Brasil como o pai do protagonista da série "Todo mundo Odeia o Chris") a deixar a vida mais... alegre.
- Volkswagen - "Asas": o que acontece quando alemães fazem humor? E quando alemães fazem humor com engenheiros reais? O resultado é esta propaganda, que tenta "provar" que engenheiros ganham asas toda vez que um carro da marca passa dos 100 mil quilômetros.

O QUE É, QUANDO CUSTA
O Super Bowl é a final do campeonato de futebol americano, que este ano está marcada para o domingo (2 de fevereiro) com o jogo entre Denver Broncos e Seattle Seahawks, em Nova York.

Segundo a revista "Forbes", a audiência deve superar os 113 milhões de espectadores nos Estados Unidos, cravando novo recorde (assim como nos últimos quatro anos) para um programa americano -- sim, o evento é considerado um espetáculo, como quase tudo que envolva público por lá. E cada espaço comercial de 30 segundos custa US$ 4 milhões (quase R$ 10 milhões no câmbio atual).

Duas montadoras estão os cinco principais anunciantes do Super Bowl nos últimos cinco anos: a sul-coreana Hyundai é a terceira colocada (atrás apenas das gigantes de bebidas e alimentos InBev e Pepsico), com US$ 67,4 milhões investidos até 2013 -- esta ano, a marca terá dois comerciais de 30 segundos, um no primeiro quarto da partida e outro no quarto final.

A outra marca é a Chrysler (atualmente controlada Fiat), na quarta posição com US$ 64,3 milhões (à frente da Coca-Cola), mas que ainda não anunciou o que fará neste jogo.

Veja também como foram os comerciais das montadoras no Super Bowl de 2013: