Topo

Honda já testa novo Fit no Brasil; estreia acontece em 2014

Nova geração do monovolume foi flagrada sob camuflagem pesada em estrada no interior de SP - Paulo Falcade/UOL
Nova geração do monovolume foi flagrada sob camuflagem pesada em estrada no interior de SP Imagem: Paulo Falcade/UOL

Do UOL, em São Paulo (SP)

12/12/2013 19h19

A novíssima geração do Honda Fit, apresentada há apenas cinco meses no Japão, já circula por estradas brasileiras. Nosso leitor Paulo Falcade flagrou uma unidade camuflada do monovolume na rodovia que liga Americana a Santa Bárbara D'Oeste, no interior de São Paulo. As duas cidades ficam próximas à sede da marca, em Sumaré.

Conforme antecipado por UOL Carros, a produção do novo Fit começa em 2014, na própria planta de Sumaré, e muda para a nova fábrica de Itirapina assim que esta ficar pronta, em 2015. Na mesma época a marca começa a montar o SUV Vezel, jipinho urbano que usa a mesma plataforma do Fit (o Vezel também será feito no México, já no ano que vem, mas não será importado para o Brasil porque a Honda utiliza suas cotas para trazer CR-V e Accord).

  • Paulo Falcade/UOL

    Traseira ganha traços retilíneos; segundo Falcade, não foi possível clicar a dianteira 

  • Paulo Falcade/UOL

O Fit e o Vezel serão feitos sobre uma nova plataforma, que também será a responsável por atualizar a linha City

Isso aponta para a seguinte realidade: as duas linhas de produção da Honda serão "flexíveis", ou seja, tanto Sumaré quanto Itirapina terão condições de fabricar qualquer um de seus modelos compactos.

Segundo o presidente da companhia para a América do Sul, Masahiro Takedagawa, a alocação do que será produzido em um local ou outro "dependerá da demanda"

AS MUDANÇAS
Esteticamente, o compacto ganha parachoque dianteiro redesenhado, com aspecto mais esportivo (mais para Civic que Fit); a lateral recebe um vinco que nasce próximo das caixas de rodas dianteiras, atravessa a carroceria e termina na lanterna; e a traseira passa a ser recheada de traços retilíneos. O interior ficou mais parecido com o do Civic.

Sob o capô, a nova geração deverá usar o mesmos motores flex de 1,4 e 1,5 litro, mas sem tanquinho de gasolina para partidas a frio. A Honda também confirma o retorno de um câmbio CVT (transmissão continuamente variável), sistema usado na primeira geração do Fit (a atual utiliza caixa automática de cinco velocidades).

Se você fotografar ou filmar um carro diferente e/ou camuflado, envie para UOL Carros, com seu nome completo, RG e/ou CPF, telefone, cidade de residência e local do flagra. A critério da Redação, elas podem ser publicadas, sempre com o devido crédito ao autor. Não há remuneração.

Para enviar, use o e-mail uolcarros@uol.com.br