Topo

Novo Ford Ka passeia disfarçado pela cidade de São Paulo

Novo Ford Ka transita sob disfarces na avenida Ricardo Jafet: compacto está prontinho - Gabriel Jacometti Cardoso/UOL
Novo Ford Ka transita sob disfarces na avenida Ricardo Jafet: compacto está prontinho Imagem: Gabriel Jacometti Cardoso/UOL

Do UOL, em São Paulo (SP)

07/11/2013 18h28Atualizada em 07/11/2013 18h49

UOL Carros já cravou que 2014 será o ano dos subcompactos, com as esperadas estreias de Volkswagen Up (fevereiro) e novo Ford Ka (2º trimestre), além do previsível, mas ainda não escalado, contra-ataque de outras fabricantes. Afinal, como lutarão Fiat e General Motors nessa batalha?

O Up já é bastante conhecido dos internautas (dirigimos um na Alemanha), e diversos flagrantes dele foram enviados à Redação ao longo dos últimos meses. Mais recentemente começaram a pipocar imagens do novo Ka (ou do carro que o substituirá -- o nome pode ser outro). Na quarta-feira (6), Gabriel Jacometti Cardoso fotografou uma unidade de testes ainda bastante camuflada. Ela circulava sozinha (ou seja, sem "escolta" de outros carros da Ford) por uma importante avenida na região sul de São Paulo.

Trata-se do primeiro flagrante do carrinho na capital paulista. É prova de que a Ford já desistiu de escondê-lo -- até porque vai mostrá-lo ao mundo (sim, porque é um projeto global) na próxima quarta-feira, dia 13, exatamente às 11h45, dentro da fábrica de Camaçari (BA), certamente com a presença do ministro da Indústria, Fernando Pimentel, e do governador da Bahia, Jaques Wagner.

Não faltarão "excelentíssimos" nos discursos -- e, como o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi a grande estrela no lançamento da atual geração do Ka, em 2008, não seria surpresa se Dilma Rousseff também aparecesse na Bahia no dia 13. A Ford entra com outro figurão, Bill Ford, bisneto de Henry e atual presidente mundial do conselho da empresa.

O Ka atual é fabricado em São Bernardo do Campo (SP), e foi lá que houve a recepção a Lula; o novo Ka sairá de Camaçari -- onde é feito o EcoSport; o New Fiesta é "natural" do ABC. Os três carros usam a mesma plataforma.

UOL Carros jamais encomendou projeções que tentam antecipar novos modelos, e muito raramente publicou trabalhos de terceiros, não-inéditos. Não faz sentido apresentar ao leitor um desenho que pode nada ter a ver com o produto real. Por isso, preferimos os flagrantes -- e, no caso do novo Ka, neles se percebe com clareza a dianteira com a identidade visual Kinetic 2, já conhecida de New Fiesta, Fusion e EcoSport, e que ainda está por ser adotada pelo Focus 3 (que acaba de chegar ao Brasil com uma dianteira prestes a ficar antiga).

É a grade frontal única formando um "bocão" à moda Aston Martin, encimada por faróis alongados e relativamente estreitos. O novo Ka corrigirá uma das falhas cruciais do projeto atual, que é a falta da opção quatro-portas. Também deve ganhar uma variação sedã, passo necessário para, até o final de 2015, enterrar de uma vez por todas o Fiesta Rocam. Por ora, fica a sensação de um corte traseiro no hatch que se assemelha bastante ao que se vê em Volkswagen Gol e Chevrolet Onix. 

Com preço inicial na casa dos R$ 23 mil ("basicão", duas-portas e com motor 1.0, talvez de três cilindros), chegando a R$ 35 mil ou pouco mais na versão top (que pode usar o motor Sigma 1.5). O hatch só não pode bater nos R$ 40 mil, pois aí estaria invadindo território do New Fiesta.

Segredos automotivos
Segredos automotivos: todos os flagras
$escape.getHash()uolbr_tagAlbumEmbed('tagalbum','36695', '')

Se você fotografar ou filmar um carro diferente e/ou camuflado, envie para UOL Carros, com seu nome completo, RG e/ou CPF, telefone, cidade de residência e local do flagra. A critério da Redação, elas podem ser publicadas, sempre com devido crédito ao autor. Não há remuneração.

Para enviar, use o e-mail uolcarros@uol.com.br