Segurança vira assunto sério também no Brasil, mas ainda é cara; assista
Antes restritos a carros vendidos no exterior, sistemas de segurança de última geração já equipam uma quantidade maior de modelos vendidos no Brasil. Legislações e consumidores mais exigentes obrigaram fabricantes a ampliar a oferta de tecnologia nos veículos. É o que mostra o vídeo acima, do programa Auto+ (sábados, 13h, na Band), com reportagem de Benê Gomes.
Diferentes sistemas alertam para carros no ponto cego, detectam pessoas e obstáculos, freiam o veículo e impedem acidentes, e alertam para a fadiga do motorista. Cresceu também a presença de equipamentos capazes de minimizar os danos de uma batida, incluindo o recente airbag para pedestre.
Hoje já é possível comprar um sedã médio que mantém a distância programada do carro a frente, com a eletrônica controlando freios e acelerador. No entanto, os índices altos de acidentes também impulsionaram pesquisas para desenvolver tecnologias capazes de assumir direção, freios e acelerador, em caso de distração do motorista, criando uma espécie de co-piloto virtual. Todos esses sistemas caminham para criação de um carro capaz de dirigir sozinho, conforme antecipou UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.