Topo

Segurança vira assunto sério também no Brasil, mas ainda é cara; assista

  • Reprodução

    Volvo V40 reconhece o pedestre e freia sozinho mesmo que o motorista não toque no pedal

Do UOL, em São Paulo (SP)

25/10/2013 19h38

Antes restritos a carros vendidos no exterior, sistemas de segurança de última geração já equipam uma quantidade maior de modelos vendidos no Brasil. Legislações e consumidores mais exigentes obrigaram fabricantes a ampliar a oferta de tecnologia nos veículos. É o que mostra o vídeo acima, do programa Auto+ (sábados, 13h, na Band), com reportagem de Benê Gomes.

Diferentes sistemas alertam para carros no ponto cego, detectam pessoas e obstáculos, freiam o veículo e impedem acidentes, e alertam para a fadiga do motorista. Cresceu também a presença de equipamentos capazes de minimizar os danos de uma batida, incluindo o recente airbag para pedestre.

Hoje já é possível comprar um sedã médio que mantém a distância programada do carro a frente, com a eletrônica controlando freios e acelerador. No entanto, os índices altos de acidentes também impulsionaram pesquisas para desenvolver tecnologias capazes de assumir direção, freios e acelerador, em caso de distração do motorista, criando uma espécie de co-piloto virtual. Todos esses sistemas caminham para criação de um carro capaz de dirigir sozinho, conforme antecipou UOL Carros.