Topo

Renault montará Twizy no Brasil em parceria com usina Itaipu

Criado para pequenas entregas ou para rodar em fábricas, Twizy é prático e divertido de se dirigir - Murilo Góes/UOL
Criado para pequenas entregas ou para rodar em fábricas, Twizy é prático e divertido de se dirigir Imagem: Murilo Góes/UOL

Do UOL, em São Paulo (SP)

04/10/2013 18h00

Na próxima segunda-feira (7), Renault e Itaipu Binacional, maior usina geradora de energia do mundo, vão anunciar parceria para montagem do Twizy, quadriciclo elétrico da marca francesa, no Brasil.

O esquema de produção será por CKD (sigla em inglês para Complete Knock-Down), sistema que consiste em importação de peças para montagem nacional -- ou seja, não haverá linha de produção ou necessidade de plataforma local.

O anúncio será feito por Olivier Murguet, presidente da Renault do Brasil, e Jorge Miguel Samek, diretor da Itaipu. Na ocasião, eles também revelarão a quantidade de carros que será produzida.

QUER COMPRAR UM?
A Renault já admitiu que há apenas um empecilho para a venda de carros elétricos no Brasil: a falta de incentivo do governo."Nós temos uma das maiores gamas de carros elétricos da Europa, e todos estão à venda. Qualquer empresa que queira comprar um veículo de emissão zero pode vir negociar com a gente. Para o consumidor comum, infelizmente, ainda não dá: faltam incentivos", afirma Carlos Henrique Ferreira, diretor de comunicação da marca, referindo-se ao alto custo final dos elétricos no país.

A linha de elétricos da marca inclui o Twizy, Zoe (compacto desenvolvido com propósito sustentável), Kangoo e Fluence (estes dois últimos desenvolvidos sobre a plataforma dos modelos com motor convencional). Veja fotos deles abaixo.