Ford Focus é o melhor hatch médio... do ano passado
O título desta reportagem não está errado. Estamos em 2013, é claro, e o Novo Ford Focus (que custa entre R$ 60.990 e R$ 87.990) chega às lojas em novembro, podendo ser reservado a partir de outubro. Então por que ele é "o melhor hatch médio do ano passado"?
Por que em 2012 ainda não havia o Volkswagen Golf 7 no Brasil. Em 2013, há.
O Focus é um excelente hatch. UOL Carros acelerou a versão 2.0 Titanium (somente a gasolina, já que não há automóveis flexíveis na Argentina) com câmbio Powershift, no lançamento oficial do modelo à imprensa sul-americana, e se impressionou bastante com a capacidade dinâmica do carro, com sua capacidade de fazer curvas sem sair de frente ou traseira, e com a harmonia entre o câmbio automatizado e o pioneiro motor 2 litros bicombustível com injeção direta.
FICHAS TÉCNICAS
Por dentro, o carro recebe muito bem os ocupantes da frente, com conforto, tecnologia e sofisticação, mas apenas as duas últimas características se aplicam a quem vai atrás -- o espaço é reduzido e o conforto desaparece; três pessoas vão se empurrar com as pernas. A área para as cabeças é boa, apesar do caimento acentuado do teto. O porta-malas consegue levar até 316 litros, 12 litros a menos que o da geração anterior.
A suspensão, macia quando pode ser macia e dura quando exigida, está bem calibrada para o solo brasileiro -- acredite, há trechos nas ruas interioranas da Argentina com asfalto tão ruim quanto o nosso. Os pneus esportivos (com rodas de 17 polegadas na versão Titanium) incomodam em alguns momentos devido ao perfil baixo, mas são eficientes e precisos em tocadas mais fortes.
O desenho, bastante atual, é envolvente e musculoso, apesar de não ter a nova cara global da Ford (já vista no New Fiesta). É claramente uma evolução de design do Focus 2. A traseira, porém, é totalmente nova e agressiva, pois abandonou a lanterna na coluna C (ao lado da janela) e ganhou conjunto de luzes diferentes e bem desenhado -- o sedã tem a mesma dianteira, e traseira que lembra a de um New Fiesta Sedan bombado.
Tudo isso faria do Focus 3 (de 3ª geração) a referência entre os hatches à venda no Brasil -- caso o Golf 7 não tivesse sido lançado exatamente no mesmo mês. Se o carro da Ford tivesse surgido, digamos, há um ano, teria reinado sozinho num segmento que não tinha concorrentes do seu nível. O fato de a atual liderança entre os dois-volumes médios ainda pertencer à segunda geração do Focus, de 2008, escancara essa situação.
A Ford não pode reclamar: o Focus 3 foi apresentado há mais de três anos, e não deve demorar a receber facelift. O Golf 7 chega com "apenas" um ano de atraso.
E O SEDÃ?
Como ainda não existe um "Golf 7 sedã", é razoável dizer que o Focus Sedan (entre R$ 69.990 e R$ 89.990) está entre os melhores de seu segmento. A Ford almeja manter seu três-volumes no "G4" da categoria, hoje dominada por Honda Civic e Toyota Corolla, seguidos por Chevrolet Cruze e VW Jetta. Um desses terá de dançar...
Bala para isso o Focus tem. Possui o acabamento mais refinado entre todos, além de suspensão independente, conjunto mecânico moderno (é o mais potente e "torcudo" entre os modelos citados) e ainda equivale em preço ao Civic, atual líder.
A Ford precisa aprender a vender o Focus, coisa que sempre teve dificuldade em fazer. Quem sabe um treino com os vendedores de EcoSport seja a solução.
Viagem a convite da Ford
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