Topo

DeLorean inspira curta sobre paixão pela "máquina do tempo" móvel

Do UOL, em São Paulo (SP)

15/07/2013 20h31

O curta-metragem "The DeLorean Outfit" (que abre a playlist especial e, no contexto da história, pode ser entendido como "A montagem do DeLorean"), do americano Kassim Norris, mostra qual o limite da paixão de algumas pessoas por ícones automotivos.

É o caso do DMC-12, modelo da DeLorean Motor Company eternizado como máquina do tempo na trilogia do cinema "De Volta Para o Futuro", nos anos 1980, apesar de ter poucas boas qualidades na vida real a ponto de ser tornar sinônimo fracasso sobre rodas. UOL Carros dirigiu o modelo em 2011 e comprovou que dificuldades pegam carona no exotismo do projeto -- releia o relato aqui.

APAIXONADOS PELO DELOREAN
Narrado em inglês, mas não tão difícil de compreender, o pequeno filme traz os relatos de Jason e Rick, dois colecionadores apaixonados, que transformaram o fascínio infantil pelo DeLorean. Um deles (Jason, no depoimento que inicia o vídeo) viu o modelo pela primeira vez numa concessionária, em 1982, quando o pai foi buscar um Oldsmobile; o segundo, teve a sorte de comprar o mesmo carro que observava todo dia, no caminho da escola, quando era mais novo -- em diversão de gente grande.

Chamado de "Time Machines" (literalmente máquinas do tempo), o encontro anual criado por ambos já reuniu 49 carros e, de quebra, inspirou este documentário em curta-metragem filmado com resolução de cinema em máquina digital (com tecnologia chamada 2k Blackmagic Cinema Camera).

Além do filme de Norris e da nossa voltinha com o DMC-12 aqui no Brasil, a playlist especial reúne também um episódio da websérie "Apaixonados por Carros" (veja mais aqui), da produtora Trampolim Filmes; a experiência do repórter Marcelo Sant'Anna, do Auto+, a bordo com carro; e, por fim, duas propagandas recentes feitas no Brasil e na Argentina inspiradas pelo modelo que definitivamente está no imaginário pop.