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Honda convoca 23.352 Civic e CR-V por conta de recall do airbag

Modelos de Civic (foto) fabricados entre 2001 e 2003 e CR-V (feitos em 2002) são os envolvidos - Divulgação
Modelos de Civic (foto) fabricados entre 2001 e 2003 e CR-V (feitos em 2002) são os envolvidos Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

15/04/2013 17h50

A Honda anunciou nesta segunda-feira (15) que 23.352 unidades de Civic e CR-V serão chamdas para a substituição do sistema de airbag do passageiro. Os modelos do sedã foram fabricados entre 2001 e 2003 e os do crossover, em 2002.

Os números dos chassis do Civic começam em 1Z000011 (2001) e vão até 3Z116391 (2003). Os do CR-V começam em 2C00013 e vão até 2C21377. Nenhuma das ordens são sequenciais.

Para checar se o seu carro está incluso, consulte a Honda. O atendimento da marca começa a partir do dia 22 de abril, por agendamento pelo site (www.honda.com.br/recall/autos) ou por sua central de atendimento (telefone 0800-701-3432, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h).

A Honda foi a última das três grandes montadoras japonesas a anunciar sua participação no grande recall envolvendo o airbag dianteiro. A Nissan soltou seu comunicado no sábado (13), informando que unidades de Frontier e Pathfinder precisavam do reparo, e a Toyota alertou seus consumidores na sexta-feira (12), quando convocou quase 30 mil Corolla.

OS OUTROS ENVOLVIDOS

  • Divulgação

    Corolla fabricado entre 2002 e 2003 (todos das versões XEi e SEG) também precisam de reparo

  • Divulgação

    Nissan convoca 148 Frontier e Pathfinder, produzidos entre 2001 e 2003, para campanha

DE ONDE VEM O PROBLEMA?
Um recall gigante foi anunciado na última quinta-feira (11) pela japonesa Takata, uma das maiores fabricantes de airbags do mundo. Segundo a empresa, ele atinge 3,4 milhões de carros em todo mundo fabricados no Japão e no México entre 2000 e 2004. Ainda de acordo com a Takata, airbags defeituosos do banco do passageiro da frente podem pegar fogo.

Entre os modelos envolvidos, além dos que já foram convocados no Brasil, estão Toyota Camry, Tundra e Lexus SC; Nissan Maxima, Cube, Teana e X-Trail; e Honda Odyssey.

Também na última quinta-feira, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça cobrou explicações rápidas e detalhadas por parte das fabricantes sobre os carros envolvidos no problema.

OUTRAS MARCAS
A Mazda -- outra das grandes fabricantes japonesas -- divulgou que 45.500 veículos em todo o mundo, incluindo os modelos RX-8 e Mazda6, serão convocados. Nenhum deles, porém, foi vendido oficialmente por aqui.

Outras fabricantes também receberam airbags com o problema, disse o porta-voz da Takata, Toyohiro Hishikawa. Ele, porém, não identificou os nomes das empresas. A empresa fornece airbags e cintos de segurança para marcas como Daimler (Mercedes-Benz) e Ford.

Este é a maior convocação envolvendo airbags produzidos pela Takata -- em 1995, a companhia convocou 9 milhões de carros em todo o mundo por conta de falhas no cintos de segurança.

  • Bloomberg/Reprodução

    Projeção mostra acionamento de airbags da Takata em carro da Toyota

O QUE ACONTECE COM O AIRBAG?
Em um acidente, o airbag do banco do passageiro da frente pode não inflar corretamente, devido a um problema com o propelente usado no dispositivo. Como resultado, há risco de incêndio. Ainda assim, Toyota, Honda e Nissan disseram que não receberam relatos de ferimentos ou mortes causadas pelos airbags defeituosos.

A escala das recentes ações de segurança ressaltam o risco de problemas na enorme cadeia de fornecimento global das montadoras, conforme os fabricantes de veículos dependem cada vez mais de um punhado de fornecedores de peças comuns ou semelhantes para cortar custos.

Ainda não há uma previsão do total de custos envolvidos no reparo de uma frota tão grande de carros. "Os infladores (dos airbags) em si não são tão caros, mas há o custo para cobrir as horas gastas para resolver o problema", disse o analista de automóveis do JP Morgan, Kohei Takahashi.