Topo

Primeira foto do New Fiesta nacional esconde mais do que revela

Ford New Fiesta hatch fabricado no Brasil: o carro é assim, segundo a fabricante -- mas restam mistérios - Divulgação
Ford New Fiesta hatch fabricado no Brasil: o carro é assim, segundo a fabricante -- mas restam mistérios Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

18/03/2013 20h01

A Ford do Brasil liberou nesta segunda-feira (18) a primeira imagem oficial de um New Fiesta fabricado no Brasil. Trata-se de um exemplar no tom metálico de azul que, no último Salão de Genebra, inviabilizou fotos decentes no estande da marca -- todos os carros expostos (inclusive o EcoSport 1.0 Ecoboost) eram dessa cor, inamistosa para as câmeras, embora tradicional na Ford.

Diversas unidades de teste do New Fiesta nacional, algumas praticamente sem disfarces, vêm sendo fotografadas nas ruas do Brasil já há alguns meses. Uma delas suscitou observação de UOL Carros quanto ao grau de "depenação" do modelo nacional, quando comparado com o da Europa -- principal mercado do New Fiesta. Por exemplo: como será o recheio da versão de entrada, que já apareceu com calotas sobre rodas de aço, nem vestígio de luzes de neblinas e de LEDs, e com motor 1.5 (em vez do Sigma 1.6) sob o capô?

O carro da imagem liberada pela Ford nesta segunda traz a grande frontal cromada na parte superior, luzes de neblina com canhões redondos (aquele filete vertical de LEDs foi extinto) e repetidores de seta nos retrovisores. Deve corresponder a uma versão topo da gama do compacto.

Cuja vida, aliás, não será fácil. Dois compactos premium passaram a perna no hatch da Ford, ao menos em termos de agenda: o Citroën C3 de nova geração e o Peugeot 208, cuja apresentação à imprensa acontece já nesta semana (vendas em abril). São carros que apostam em design diferenciado e muito conteúdo; os preços começam na vizinhança dos R$ 40 mil, e crescem até perto dos R$ 55 mil. Completaço, com câmbio de embreagem dupla Powershift de seis velocidades e itens como o sistema de infotainment Sync, o New Fiesta brasileiro deve bater neste valor também.  

FESTA NO PAÇO
O New Fiesta será mostrado ao grande público no próximo domingo (24) durante show gratuito no Paço Municipal de São Bernardo do Campo (ABC), no centro da cidade que abriga a fábrica da Ford onde o modelo será fabricado. A atração principal é a cantora Claudia Leitte; as atividades começam às 15h. Na segunda (25) a empresa recebe jornalistas e convidados para a fabricação (simbólica) da primeira unidade do New Fiesta, com a presença confirmada do governador paulista Geraldo Alckmin (PSDB).

Em 2007, a Ford tratou a retomada da produção de carros de passeio na fábrica do ABC como um marco de sua história recente. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-governador paulista José Serra (PSDB) compareceram à cerimônia. Lula sugeriu a Serra que deixasse de "ser pão-duro" e comprasse um Ka -- era esse o carro da retomada -- para dar de presente à mulher. O tucano riu.