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Detroit promete 50 estreias; GM, Ford e Chrysler chegam tímidas

Estande da Mercedes-Benz em Detroit 2012: o salão é nos EUA, não em Frankfurt... - Divulgação
Estande da Mercedes-Benz em Detroit 2012: o salão é nos EUA, não em Frankfurt... Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

08/01/2013 16h36

O Salão de Detroit 2013 abre à imprensa na próxima segunda-feira (14) prometendo cerca de 50 estreias automotivas, "a maioria delas" em escala mundial. São as palavras oficiais de Jim Seavitt, chefe desta edição do principal autoshow dos Estados Unidos.

No entanto, não são esperadas grandes novidades por parte das "donas" da casa: General Motors, Ford e Chrysler, cujas sedes ficam em Detroit e região.

A GM deve ter como grande estrela a nova geração do esportivo Corvette, a C7. A atual é de 2008.

Tanto Ford quanto Chrysler parecem ter esgotado o assunto já nas edições de 2011 e 2012, que marcaram a retomada da confiança da indústria automotiva americana depois do desastre financeiro de 08-09. Há dois anos, por exemplo, a marca do oval azul desaguou tudo que tinha da gama Focus; e a maior estrela da Chrysler, o 300, também foi reformada para o evento de 2011.

É o preço de ter um evento-vitrine anual tão perto de casa -- além da concorrência de outros espalhados pelos EUA, mais voltados ao consumidor comum, como os de Chicago, Nova York e Los Angeles.

Fica aberto o caminho, então, para que fabricantes orientais e alemãs explorem a atenção da mídia mundial, toda voltada para Detroit na semana que vem. É um palco que Toyota, Honda, Hyundai, Mercedes-Benz, BMW e Volkswagen costumam aproveitar bem.

A Toyota, por exemplo, vai mostrar um novo sedã-conceito, o Furia, que ninguém ainda sabe muito bem do que se trata. A Mercedes -- mais uma vez -- faz de Detroit a plataforma de lançamento de um novo Classe E (a atual geração surgiu lá em 2009). Já a Audi inaugura a linha esportiva S entre seus SUVs, mostrando o SQ5.

UOL Carros embarca para Detroit em breve e faz a cobertura completa do evento. Acompanhe!