Topo

Ford usa Tupac Shakur em anúncio do Fusion que corteja negros

Cena do comercial americano do Ford Fusion que utiliza poema de Tupac Shakur como tema - Reprodução
Cena do comercial americano do Ford Fusion que utiliza poema de Tupac Shakur como tema Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo (SP)

04/12/2012 15h48

A Ford lançou uma campanha publicitária nos Estados Unidos que corteja o consumidor negro. Um comercial de TV do novo Fusion traz uma voz recitando o poema "The Rose that Grew from Concrete" (literalmente, "a rosa que nasceu do concreto"), do controverso rapper e ator americano Tupac Shakur, assassinado em 1996 em Las Vegas (EUA).

O ator que aparece no filmete, no qual um Fusion é esculpido a partir de um enorme bloco de concreto, é Andre Royo, da série "The Wire". Ele tem ascendência afrocubana. O comercial (intitulado "The Rose") teria sido descrito pela própria Ford como portador de uma "fascinante mensagem para a comunidade afro-americana".



Eis a íntegra do poema de Tupac, que estudou teatro e era conhecido como leitor voraz:

Did you hear about the rose that grew
from a crack in the concrete?
Proving nature's law is wrong it
learned to walk with out having feet.
Funny it seems, but by keeping it's dreams,
it learned to breathe fresh air.
Long live the rose that grew from concrete
when no one else ever cared.

  • Getty Images

    Snoop Dogg canta com holograma de Tupac

Apesar da sensibilidade de seus versos, o rapper americano teve sua vida marcada pela violência. Ele foi assassinado a tiros quando seguia num BMW Série 7, como passageiro, para uma festa num clube de Vegas, depois de assistir a um combate do boxeador Mike Tyson. O crime teria sido cometido por uma gangue para vingar o espancamento de um de seus membros, minutos antes, por Tupac e amigos, na saída da luta.

Entre 1993 e 1994, Tupac esteve preso por estupro, envolveu-se em um tiroteio com policiais de folga (do qual foi inocentado) e, por fim, levou cinco tiros num ataque mal explicado em Nova York, que teria sido armado pelo rapper rival Notorious B.I.G (assassinado um ano depois da morte de Tupac).

Supostas fotos da autópsia de Tupac tornaram-se uma das primeiras "lendas urbanas" da internet, que então ainda engatinhava. E em abril deste ano um show com vários rappers no festival Coachella, nos EUA, teve uma "participação especial" do cantor, por meio de um holograma.