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Ser divertido não justifica existência do Audi A5 Sportback

A5 Sportback é bem acabado, recheado e divertido. Mas serve para quê? - Divulgação
A5 Sportback é bem acabado, recheado e divertido. Mas serve para quê? Imagem: Divulgação

André Deliberato

Do UOL, em São Paulo (SP)

07/09/2012 09h00

A Audi aproveitou o lançamento do A1 Sport, há pouco mais de uma semana, para apresentar também a linha 2012 da família A5, que agora passa a contar com a derivação esportiva S5. Além de diferentes motorizações e câmbios, o carro ganha as variantes cupê e conversível do modelo.

O A5 mais barato é o Sportback, que em sua versão Ambiente custa R$ 163.900. Nessa configuração o carro vem equipado com motor 2.0 TFSI de 180 cv e 32 kgfm de torque e câmbio CVT de 8 marchas. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 8,6 segundos e a velocidade máxima é de 222 km/h.

Na versão Ambition, o preço do A5 sobe para R$ 197.700. As diferenças estão no motor -- que nesta versão passa a ter 211 cv e 35 kgfm de torque; no câmbio, que deixa de lado a transmissão CVT e adota a caixa S-tronic, automatizada de 7 marchas e dupla embreagem (a mesma utilizada no A1); e na tração, que passa a ser integral. Nessa versão o A5 acelera de 0 a 100 km/h em 6,6 segundos e chega a 241 km/h.

Veja o vídeo oficial de lançamento da linha 2012 do A5 no Brasil

Completando a linha está o S5, que tem configurações Sportback (quatro portas) cupê ou conversível. Os preços são R$ 355.900, R$ 360.900 e R$ 387.900, respetivamente. Clique aqui para ver o catálogo oficial do novo Audi A5.

Em todas as versões da linha S o motor é o V6 3.0 TFSI (que também equipa o atual A6), com 333 cv e 44 kgfm de torque. Segundo a marca, o carro acelera de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos na configuração cupê; 5,1 s na Sportback e 5,4 s na conversível. A velocidade máxima é de 250 km/h em todas as versões, limitada eletronicamente.

IMPRESSÕES
UOL Carros participou de test-drive com o A5 Sportback Ambition, de 211 cv. O carro impressiona pela estabilidade: em circuito fechado, a 200 km/h, o carro parece estar num passeio pela estrada, a 120 km/h. A tração integral e o conjunto de suspensões independentes -- aliado às rodas de 18 polegadas -- são os grandes responsáveis pelo feito.

  • Versão Ambition tem motor 2.0 TFSI de 211 cv e câmbio S-tronic de 7 marchas e dupla embreagem

A aceleração do A5 tem dupla personalidade: ela pode ser agressivamente torcuda, principalmente se você abandona os auxílios eletrônicos e ativa o controle de largada, ou pode ser calma e progressiva, perfeita para um rodar mais suave e econômico.

Além do moderno motor 2.0 TFSI de 35 kgfm de torque (o mesmo propulsor de Jetta, Passat, Tiguan, A4...), outro autor desta (ótima) bipolaridade é o câmbio S-tronic, automatizado de dupla embreagem e sete marchas. Assim como no A1 Sport, ele é um dos fatores determinantes para garantir a diversão do carro e, dependendo da condução, para poupar combustível -- para isso, é só procurar tocar sempre pela sétima marcha e manter o pé leve sobre o acelerador. Durante a avaliação, o A5 apontou o consumo médio de 14,6 km/l.

  • Interior é do A5 é bem acabado e luxuoso; ótima posição de dirigir e os bancos com bons apoios laterais contribuem para a diversão

Por dentro o A5 mantém o nível de luxo que um carro de quase R$ 200 mil deve ter. A posição de dirigir agrada e o banco do motorista é confortável, com bons apoios laterais e de cabeça. Para quem vai atrás, o espaço para as pernas é surpreendente, mas pessoas com mais de 1,80 m vão se perguntar por quê existe a configuração cupê -- se este for seu caso (e se dinheiro não for problema), opte pelo conversível ou por um A6. Apesar da boa receptividade, o (bom) nível de acabamento, recheado de alumínio escovado, é o mesmo encontrado nas versões de entrada do A4.

MIMOS CAROS
Pelos R$ 197.700 pedidos pelo carro você leva ar-condicionado digital, bancos de couro com formato esportivo e com ajustes elétricos, computador de bordo, controlador automático de velocidade, sensor de chuva e crepuscular, teto solar, borboletas no volante, rodas de 18 polegadas na medida 245/40, airbag duplo, freios ABS (antitravamento) direção elétrica, faróis bixenônio e de neblina e faróis de LED diurnos, sensor de estacionamento traseiro, rádio com função Bluetooth e freio de mão acionado por botão, entre outros itens.

Quer ainda mais?

  • Divulgação

    A Audi revelou na quinta-feira (6) o RS5 Cabriolet, versão conversível da configuração mais invocada da família A5.

    Equipado com motor V8, câmbio S-tronic de 7 marchas e tração integral, o carro acelera de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos e bate na casa dos 250 km/h em velocidade máxima, que é limitada eletronicamente.

    Ainda sem confirmação de chegada ao Brasil, o carro será apresentado no Salão de Paris e já tem preço oficial na Europa: 88.500 euros (R$ 227 mil, sem contar os valores de impostos e importação).

É um carro completo. Mas, como todo modelo do Grupo Volkswagen, desde o Gol, o A5 pede ainda mais para ficar “completíssimo”. Seus pacotes opcionais incluem controle de cruzeiro adaptativo -- equipamento que freia o carro de acordo com o veículo à frente (avaliado por UOL Carros e muito útil na estrada) --, sensores laterais, computador de bordo colorido, sistema Keyless (partida sem a chave), GPS, retrovisores elétricos, rebatíveis e aquecíveis e sistema de som Bang & Olufsen. Tudo isso adiciona ao valor final do carro R$ 41.250, R$ 100 a mais que o preço de um Fiat Punto Essence 1.6 (R$ 10.350 é o valor do GPS, R$ 7.900 é o preço do som e R$ 23 mil é o custo de todos os outros equipamentos).

O carro se destaca na aparência e, na rua, o A5 chama a atenção pela imponência -- ainda mais se for branco, como o carro avaliado. Apesar disso, o desenho segue a tendência dos outros modelos e ficou, após o facelift, perigosamente parecido com o do A4.

Se você quer um cupê e sua conta não tiver “bloqueios”, dê uma estudada também no BMW Série 6 Coupé, no Mercedes-Benz Classe E Coupé ou até mesmo nas versões cupê e Sportback do S5.