Toyota Etios causa boa impressão em seu primeiro dia de Brasil

Se as vendas do Etios seguirem as opiniões iniciais do público sobre ele, a Toyota já tem o que comemorar. Em seu primeiro dia de apresentação para o consumidor (nesta sexta-feira, 3/8, em estande localizado no Shopping Morumbi, zona sul da cidade de São Paulo) o carro causou boa impressão.
UOL Carros esteve no evento e conversou com alguns dos visitantes. E o que mais chamou atenção foi a quantidade de pessoas que foram ver o carro pelo fato de ele ser "o primeiro popular da Toyota". Dos 20 entrevistados, 17 afirmaram que o tradicionalismo da marca foi o principal fator para a visita. Também houve opiniões de que o carro poderia ser mais bonito e bem-acabado.
O carro seria revolucionário em 2002. Meu Uno tem acabamento melhor. Achei feio e igual ao Logan
Vale lembrar que a Toyota afirmou, durante a apresentação do carro no Japão, que o Etios seria o modelo responsável por rejuvenescer o público da marca. No primeiro dia, isso parece não ter acontecido -- a média de idade entre as pessoas com quem UOL Carros conversou foi de 42 anos.
No geral, a boa aceitação do público se deve, principalmente, à proposta que o Etios quer passar: a de um compacto espaçoso, seguro e em que se pode confiar. "O carro tem espaço e esse é seu principal atrativo", afirma Alex Cerqueira, 33 anos, analista de informática -- que completa: "O interior abusa do plástico e o painel central vai atrapalhar o motorista, mas se ele trouxer freios ABS e airbag de série, terá uma proposta interessante."
Leonardo Verleun, 54 anos, empresário, tem opinião parecida. "Se o carro custar mesmo R$ 35 mil e vier com os itens de segurança, além dos equipamentos básicos de conforto, é uma ótima proposta, mesmo sem ter um desenho inovador. Aliás, qual dos Toyota atuais tem?"
Gostei do carro. É atraente por ser um Toyota. Também curti o Hyundai HB20, estou em dúvida entre eles
Indignação também houve, mas num caso isolado. André Alleman, 19 anos, estudante, não gostou nada do que viu. "Se estivéssemos em 2002 o carro seria revolucionário. Tenho um novo Uno e o interior dele dá um banho neste. Fiquei curioso por ser um Toyota, mas minha suspeita se confirmou: o carro é grandalhão [sedã], simples e feio igual ao Logan. Também achei que o motor seria mais forte: 1.5 com 96 cv? Tem carro com motor 1.6 aspirado à venda no mercado que tem quase 130 cv", disse.
Em contrapartida, outras pessoas foram surpreendidas pelo acabamento e gostaram do design. É o caso de Edison Guerra, 55 anos, representante comercial. "Ele não é fotogênico, só que não podemos chamá-lo de feio. O painel eu tinha achado horroroso pela internet, mas fui pego de surpresa: não é referência em refinamento, mas tem a mesma qualidade que o de um nacional já conhecido. É um carro interessante", avisa.
Achei feio pela internet, mas o carro me surpreendeu. É bem interessante
Karina Guiotoku, 22 anos, e Mariana Filleti, 20, duas estudantes que frequentam a região do Morumbi, foram conhecer de perto a novidade e gostaram do modelo. "O carro é quadrado demais, mas tem um bom acabamento e preço de popular. E é um Toyota, né?", diz Karina. Mariana seguiu a mesma linha: "O Etios não é bonito, só que é espaçoso. Acho que vai vender bem".
Bruno Lee, 21 anos, administrador, disse que foi conhecer o modelo por causa do preço. "Gostei do carro, mas também curti o Hyundai HB20. Estou indeciso entre os dois". A dúvida de Lee também estava na cabeça do casal Paulo Araújo, 51, e Sueli Abreu, 52, que têm um filho de 20 anos que planeja trocar de carro. "Meu filho tem um Gol 1.0 e procuramos um carro seguro para ele, que não chame tanto a atenção. Se o Etios custar R$ 35 mil e vier com ABS e airbag, ele é um forte candidato", afirma Sueli.
A resposta do público no primeiro dia de apresentação do carro foi positiva. Com potência e torque revelados, resta saber os preços oficiais, as diferenças entre as versões e, mais importante, se a impressão do público continuará a mesma até a chegada definitiva do carro, que deve acontecer em 17 de setembro. Até lá, o Etios vai ter percorrido quase o país inteiro em eventos como o que está em São Paulo.
Média de idade entre os entrevistados por UOL Carros foi de 42 anos; movimento do público foi grande no primeiro dia de exposição do compacto. CLIQUE AQUI para ver as outras datas do evento
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.