Cobalt é o novato de maior sucesso nas lojas; vendas de carros zero explodem
Num mês de recuperação das vendas de veículos, o Chevrolet Cobalt, expoente da tendência de upsizing dos carros compactos -- aumento de tamanho/espaço sem aumentar (tanto) o preço -- confirmou uma trajetória de impressionante sucesso no Brasil. Lançado apenas em novembro de 2011, o sedã (que acaba de ganhar uma irmã, a minivan Spin) já vendeu 31.257 unidades. Somente em junho foram 5.953 carros emplacados, fazendo dele o único modelo realmente novo a figurar entre os 15 carros de passeio e comerciais leves mais vendidos no país.
O carro se beneficia de boa aceitação entre taxistas e frotistas em geral -- o mesmo acontecia com modelos Chevrolet que o Cobalt ajudou a enterrar, como Corsa e Astra Sedan.
O ranking traz mais uma vez o Volkswagen Gol na liderança, aparentemente livre do perigo de ser ultrapassado pela dobradinha Uno/Mille (a conta do Gol inclui G4 e G5). O compacto da Volks caminha para o 26º ano de liderança no mercado brasileiro, e aparentemente nem o facelift marcado para este mês vai frear suas vendas.
Honda Civic e Toyota Corolla, sedãs médios que travam guerra particular no segmento, aparecem em 13º e 15º lugares em junho; no acumulado anual o Corolla ainda está à frente, mas a ultrapassagem parece inevitável ainda este ano.
A paulada fiscal nos carros importados se reflete no ranking das montadoras em junho. Todas as dez primeiras colocadas fabricam a maior parte de seu portfólio no Brasil, ou Mercosul, ou México. Fiat, Volkswagen, General Motors e Ford, nesta ordem, são as quatro primeiras, tanto no mês quanto no acumulado do ano.
A seguir, a lista dos 15 carros e comerciais leves mais emplacados em junho; entre parênteses está o dado anual (e aqui o relatório completo da Fenabrave):
1º) VW Gol G5/G4 -- 27.275 (126.557)
2º) Fiat Uno/Mille -- 25.852 (118.715)
3º) VW Fox/CrossFox -- 17.309 (71.014)
4º) Fiat Palio -- 17.206 (77.267)
5º) Ford Fiesta/New Fiesta hatch -- 13.211 (57.190)
6º) Chevrolet Celta -- 12.195 (60.091)
7º) Renault Sandero -- 10.595 (44.515)
8º) Chevrolet Classic -- 9.518 (49.937)
9º) Fiat Siena/Grand Siena -- 9.482 (33.030)
10º) VW Voyage -- 9.128 (42.788)
11) Fiat Strada -- 8.379 (57.748)
12º) Ford Ka -- 7.321 (26.288)
13º) Honda Civic -- 6.039 (21.744)
14º) Chevrolet Cobalt -- 5.953 (31.257)
15º) Toyota Corolla -- 5.518 (26.197)
EXPLOSÃO PÓS-IPI
As vendas de veículos novos no Brasil cresceram em junho, como reflexo das medidas governamentais que cortaram temporariamente o IPI (imposto sobre industrializados). A resposta foi particularmente impressionante na categoria de carros de passeio, que emplacou 30,5% mais unidades no mês passado que em maio (274.658 ante 209.736).
A resposta dos comercias leves, categoria que reúne picapes e SUVs, foi bem mais discreta: avanço de 2,19% ante maio (66.048 e 64.632). Uma explicação é que muitos desses modelos são importados ou têm motor a diesel -- e para estes a boa vontade fiscal surtiu menos ou nenhum efeito.
No total, a variação positiva (carros mais comerciais leves) foi de 24,18% entre junho e maio, e de 18,75% na comparação com junho de 2011. Em valores absolutos, 340.706 unidades ante 286.912 um ano atrás. As vendas globais de veículos, que incluem ônibus, caminhões, motocicletas, máquinas agrícolas e implementos rodoviários, foram de 493.512 unidades em junho, avanço de 2,21% no dado anual.
A assessoria econômica da Fenabrave (associação das concessionárias) prevê vendas totais de autos e comerciais leves de 3.411.784 unidades até o final do ano. A venda global de veículos chegaria a 5.491.617 unidades.
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