Topo

GM confirma nome Spin para minivan; estreia acontece no final do mês

Chevrolet divulgou o primeiro teaser oficial da Spin, que finalmente teve o nome confirmado - Divulgação
Chevrolet divulgou o primeiro teaser oficial da Spin, que finalmente teve o nome confirmado Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

13/06/2012 11h45Atualizada em 13/06/2012 18h27

Depois de flagra atrás de flagra, os boatos começam a dar lugar aos fatos. Aos poucos, os detalhes da Chevrolet Spin, minivan com desenho brasileiro que substitui ao mesmo tempo Meriva e Zafira, são revelados oficialmente. Nesta terça-feira (12) foi a vez de a General Motors americana divulgar um teaser e mais dados sobre o carro -- inclusive o próprio nome, que já tinha sido fotografado na tampa do porta-malas de uma unidade em teste (veja aqui), mas não havia sido confirmado pela GM do Brasil.

Segundo comunicado da matriz, Dan Akerson, presidente mundial da marca, confirmou durante reunião com acionistas que a minivan irá mesmo se chamar Spin e que será lançada no Brasil em duas semanas -- fato: o convite aos jornalistas automotivos já chegou, mas sem o nome do modelo!

Segundo o CEO, o carro terá opções de câmbio manual ou automático de seis marchas -- o mesmo que já equipa o Cruze e Cruze hatch.

Na terça-feira (12), a GM da Ásia já havia comentado sobre a Spin, por ocasião do início de produção do SUV TrailBlazer na Tailândia, para abastecer o sudeste do continente.

  • Rogério Gomes da Silva/UOL

    Chevrolet Spin não cansou de desfilar por cidades do interior de São Paulo e foi muitas vezes flagrada pelos leitores de UOL Carros -- o marketing da GM não deve ter achado ruim...

Feita na mesma plataforma do Cobalt, a minivan levará sob o capô o motor Econo.Flex, 1.4 de 105 cv (etanol) ou com capacidade maior, de 1,8 litro, retrabalhado para render até 108 cv (etanol), mas com torque melhor (ainda não divulgado). Por dentro, a Spin terá opção de cinco ou sete lugares como as Nissan Livina e Grand Livina.

Ainda de acordo com Akerson, a Spin faz parte de um projeto global. Fora o Brasil, ela será produzida na fábrica de Bekasi (Tailândia), com capacidade para 40 mil veículos por ano. Por aqui, a fabricação ficará a cargo da fábrica-sede da marca em São Caetano do Sul (SP).

Peça importante da renovação da gama de veículos da marca, a Spin dá continuidade à grande lista de lançamentos que a GM preparou para o ano. Clique aqui para saber quais são os próximos.