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Ainda um mistério, Chevrolet Ônix hatch circula pelo interior de SP

Chevrolet Ônix (nome provisório) hatch circula por Serra Negra (SP) escoltado por um Cobalt: compacto que completará renovação da marca permanece misterioso - Renan Fazolin Medeiros/UOL
Chevrolet Ônix (nome provisório) hatch circula por Serra Negra (SP) escoltado por um Cobalt: compacto que completará renovação da marca permanece misterioso Imagem: Renan Fazolin Medeiros/UOL

Claudio Luis de Souza<br>Eugênio Augusto Brito

Do UOL, em São Paulo (SP)

10/05/2012 16h49Atualizada em 10/05/2012 17h41

Um dia depois de publicar as primeiras fotos do Chevrolet Enjoy rodando no Brasil, UOL Carros recebe do leitor Renan Fazolin Medeiros imagens de outro segredo da Chevrolet ainda guardado a sete chaves: o compacto Ônix (nome que tem tudo para mudar), na carroceria dois-volumes.

O protótipo circulava na semana passada pela cidade de Serra Negra, interior paulista -- mesmo endereço do flagra do Enjoy. Fortemente camuflado, à primeira vista parece vários carros já à venda no país, entre eles, o Volkswagen Gol. Detalhes como as rodas, as lanternas traseiras com elementos redondos e, claro, a denunciadora placa verde do Cobalt que segue o protótipo, entregaram sua real identidade.

Dos carros que a GM ainda está por lançar no país, e que vão completar a renovação total de sua gama, o Ônix é o menor e mais barato. Com carrocerias dois e três-volumes (já flagrada, como também registramos), pode substituir Celta e Prisma como modelo de entrada. O fato do novo carro já ter local de fabricação definido -- a unidade de Gravataí (RS), de onde também saem Celta e Prisma no momento -- nos faz questionar até que ponto seria lógico (e economicamente viável) manter duas linhas tão semelhantes funcionando simultaneamente.

Há ainda o fato do Ônix ter de ser obrigatoriamente mais completo que Celta e Prisma, pois já deve ser lançado com airbag e ABS de série, entre outros itens. Assim, acabaria cativando também quem ainda sente falta de um modelo intermediário, como o aposentado Corsa hatch.

Ainda não há uma data de chegada confirmada, mas o jornalista Marlos Ney Vidal, editor do site Autos Segredos (o link aqui está aqui) e especialista em flagrantes automotivos, prevê uma apresentação da carroceria hatch durante o Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro, com lançamento na sequência. Em outras palavras, o Onix hatch teria ano/modelo 2012/2013, enquanto o sedã ficaria para a próxima temporada, surgindo como ano/modelo 2013. 

  • Renan Fazolin Medeiros/UOL

    Balanço traseiro diminuto é recurso para aumentar espaço interno num entre-eixos que deve ficar em torno de 2,5 metros; camuflagem faz lembrar o Gol, que será seu rival

  • Renan Fazolin Medeiros/UOL

    Traseira do Ônix é típica de hatches modernos, com corte mais abrupto; agora, a dúvida maior: quando o carro estreia no Brasil? Por ora, está numa fila que começa com a minivan Spin

Os outros carros a vir são a minivan Spin, flagrada às dezenas por internautas e destinada a substituir Meriva e Zafira, e o SUV compacto Enjoy, que não substitui ninguém, mas terá a dura missão de encarar Ford EcoSport e Renault Duster. Ambos estão ainda sob segredo.

O Sonic, hatch e sedã, é a outra peça do quebra-cabeças da GM/Chevrolet brasileira, mas ele já foi oficializado e chega no final do mês.

TAMANHO É DOCUMENTO
Nas fotos enviadas por Renan Fazolin é possível notar como o Ônix hatch "desaparece" perto do primo distante Cobalt, que mede 4,47 metros. A plataforma de ambos, no entanto, é a mesma: a versátil Gamma II é utilizada para fazer o Corsa D na Europa; Sonic hatch e sedã e o SUV compacto Buick Encore nos Estados Unidos; e, finalmente, é a responsável pela renovação total da linha da GM brasileira, dando à luz Cobalt, Spin, o futuro Enjoy e... o Onix.

Como nosso exercício de dedução deve considerar apenas hatches, lembremos: o Celta mede 3,78 m, o Agile chega a 3,99 m e o Sonic, a 4,03 m. O aposentado Corsa tinha 3,83 m. Conclusão: o Ônix dois-volumes deve medir por volta de 3,9 m, com entre-eixos (determinante do espaço a bordo) perto de 2,5 metros. O do Celta crava 2,44 m.

Quanto à motorização, o Onix certamente vai contar com o 1.4 Econoflex de 97/102 cavalos (gasolina/etanol) utilizado em Prisma, Agile e Cobalt atualmente. É possível ainda que a GM mantenha o 1.0 VHCE do Celta, mas (cá entre nós) seria a chance perfeita para fazer história e decretar a morte do motor "mil", que já despenca em vendas, entre os carros populares.

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