Fiat amplia, recheia e reforma Siena para torná-lo Grand; preços partem de R$ 38.710

FICHA TÉCNICA E LISTA DE EQUIPAMENTOS
Agora há seis versões para a gama Siena/Grand Siena, incluindo a EL, de entrada (reforçando: ela não é Grand), que mantém o visual do modelo atual e os motores 1.0 e 1.4. Preços: R$ 31.180 e R$ 33.300 (ante R$ 34.030 e R$ 36.150).
Vale notar que os valores só foram divulgados nesta sexta, mas devido à ampla e detalhada exposição de dois exemplares do Grand Siena na edição de quinta do programa "BBB 12" (durante o qual, aliás, só se falou besteira sobre o modelo), UOL Carros decidiu antecipar a publicação das fotos oficiais do modelo, além de outras informações.
Seguem as configurações do Grand Siena, com seus respectivos preços (e os preços antigos das versões equivalentes):
-- Fiat Grand Siena Tetrafuel: Equipado com motor 1.4 EVO capaz de rodar com gasolina pura, gasolina com etanol, etanol e GNV, traz pacote similar ao da versão Attractive, adicionando ar-condicionado. Mira os frotistas. R$ 48.210 (antes, R$ 47.870).
O motor Fire 1.4 EVO da versão Attractive tem potência de 85/88 cavalos (gasolina/etanol) e torque de 12,4/12,5 kgfm a 3.500 rpm. Nas versões Essence, o motor E-torq 1.6 16V Flex, que é fabricado pela Fiat Powertrain no Paraná, entrega 115/117 cv e torque de 16,2/16,8 kgfm a 4.500 rpm.
Seguindo a tendência de oferecer espaço de sedã médio no corpo de carro "semicompacto", da qual são representantes o Chevrolet Cobalt e o Nissan Versa, o Grand Siena cresceu em relação ao modelo anterior. Em comparação ao Siena antigo, ele é 13,4 centímetros mais comprido (tem 4,29 metros), 6,1 cm mais largo, 5,3 cm mais alto, e -- principalmente -- entrega 13,7 cm a mais de entre-eixos (chegou a 2,51 metros, valor apenas razoável).
Um dos pontos fortes do modelo desde seu lançamento, o porta-malas, também ficou maior. Agora são 520 litros, contra os 500 de antes (perde apenas do Cobalt, que tem quase 590 litros). Tudo isso foi possível com o uso de uma plataforma híbrida, com porção dianteira do Novo Uno e traseira do Punto (inclusive a suspensão, para ficar mais firme que a do Siena antigo).
VISUAL NOVO
A Fiat distanciou o Siena da imagem de "Palio sedã" não somente no tamanho. O visual do carro é bem distinto: os faróis herdados do Idea se espicham para a traseira com mais vontade, chegando até a metade do capô. Ainda na dianteira, há uma barra cromada, mais integrada à carroceria do que o "bigodinho" visto no Palio. No parachoques, um acabamento em preto dá um ar mais esportivo ao modelo.
Em direção à porção traseira, há um vinco ascendente que corre por toda a lateral. Atrás, nada de formas de cupê: o terceiro volume é alto e bem destacado do restante da carroceria. A tampa do porta-malas tem a extremidade em arco e as lanternas deixaram de lado o estilo Alfa Romeo para serem maiores verticalmente, invadindo tanto a tampa do porta-malas quanto a lateral, onde têm um recorte. O uso de feixes de luz com LEDs (já visto no Idea, mas verticalmente) deixou o carro com um quê de BMW.
O Siena foi o oitavo carro mais vendido no Brasil em 2011, contando automóveis e comerciais leves, com 90.167 unidades emplacadas. Entre os três-volumes, perdeu apenas do Chevrolet Classic -- mas ficou à frente de seu maior rival até então, o Volkswagen Voyage.
Resta saber agora, além dos preços, como o carro trata seus ocupantes e se comporta em movimento. UOL Carros participa do evento de lançamento do novo Fiat no Chile e suas impressões ao dirigir serão publicadas em seguida.
Viagem a convite da Fiat do Brasil
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