Topo

Depois do sedã, Chevrolet coloca Onix hatch para circular no interior de SP

Compacto Onix, visto em S. J. dos Campos (SP), tem traseira mais arqueada que a do Sonic - Alex Siqueira/UOL
Compacto Onix, visto em S. J. dos Campos (SP), tem traseira mais arqueada que a do Sonic Imagem: Alex Siqueira/UOL

Do UOL, em São Paulo

14/03/2012 14h54

A Chevrolet segue seu cronograma de renovação de frota em ritmo acelerado. O ano começou com o lançamento da nova geração da picape S10 (saiba mais aqui), terá em breve a chegada do médio Cruze hatch, mas não para por aí.

O leitor de UOL Carros já sabe que a estreia de uma nova minivan, a Spin, deve ocorrer na sequência, para aposentar de uma só vez Meriva (com uma configuração de cinco lugares) e Zafira (com espaço para sete pessoas). Além dela, porém, outros modelos estão engatilhados e são flagrados rotineiramente durante testes de rodagem e homologação. Um mês após a aparição do compacto Ônix sedã (aqui), é a vez da carroceria hatch surgir.

Em imagem enviada por Alex Siqueira, de São José dos Campos (cidade paulista que possui instalações da Chevrolet), é possível ver a traseira arqueada do dois-volumes, com lanternas formadas por quatro elementos circulares. Siqueira chegou a confundir o carro com o Cruze hatch, muito certamente devido ao porte do modelo. Este, aliás, parece ser um diferencial do projeto Ônix: apesar de fazer parte do segmento dos compactos, ficando posicionados acima dos atuais Celta e Prisma, os novos hatch e sedã serão mais graúdos, por assim dizer, para fazer frente à concorrência.

Em outra sequência de fotos recebidas por nossa Redação no mesmo período, André Bechara de Rosa avistou o Sonic hatch, modelo que já foi testado por UOL Carros este ano (acompanhe aqui), em Detroit, circulando com disfarce muito leve em São Caetano do Sul, sede da GM do Brasil no ABC Paulista.

Flagrado em vários ângulos -- e em um deles, estacionado em vaga para idosos -- o Sonic hatch não fez questão de esconder as formas, apenas a gravatinha dourada da Chevrolet. O carro também foi avistado por Marcos Fontana, ao circular pela rodovia Ayrton Senna, na altura da capital paulista. 

E A VOLKS, HEIN?

  • Rodrigo Bortoluzzi da Cruz/UOL
  • Rodrigo Bortoluzzi da Cruz/UOL

    Num país carente de hatches médios, um Volkswagen Golf de quinta geração causou alvoroço ao ser visto em São Paulo (SP). Com placa cinza da capital, foi flagrado pelas lentes de Rodrigo Bortoluzzi da Cruz, leitor de UOL Carros, e também por internautas do site Carsale.

    Infelizmente, porém, parece que ainda teremos de conviver com nosso Golf 4 e 1/2 por algum tempo: o carro, muito provavelmente, é apenas um caso de importação particular. A Volks chegou a especular a chegada da nova sétima geração (que sequer estreou na Europa, cujas lojas vendem o Golf 6) ao país, quando esta for fabricada no México, mas há muito tempo não divulga mais informações sobre o modelo. Uma pena!

Em ambos os casos, exibiu seu parentesco com o Ônix: ambos possuem lanternas traseiras com elementos aparentes e devem compartilhar também o visual frontal proeminente. O Sonic, porém, tem visual mais verticalizado e hierarquização mais refinada dentro do novo portfólio da GM.

ENTRANDO NA LINHA
Segundo o jornalista Marlos Ney Vidal, editor do site Autos Segredos e especialista em flagrantes automotivos, tanto Ônix quanto Sonic são baseados na plataforma do Corsa D europeu, que tem uso múltiplo dentro da nova estratégia global da GM: no Brasil, ela já deu origem ao sedã Cobalt; nos Estados Unidos, dá vida ao Sonic e ao SUV compacto Buick Encore, o que também deve ocorrer por aqui, com a versão nacional do Sonic e do mini-Captiva; também virão desta base as duas configurações da minivan Spin.

A linha de veículos de passeio da montadora, aliás, deve ter nova esquematização após a estreia deste modelos (grifados):

- Celta, Prisma, Ônix hatch, Ônix sedã, Agile, Sonic hatch, Sonic sedã, Spin (cinco e sete lugares), Cobalt, Cruze hatch, Cruze sedã, Malibu, Omega, Camaro.

Vale observar que a continuidade do sedã Classic ainda é uma incógnita, por conta de sua defasagem tecnológica (apesar do bom desempenho em vendas), assim como a prorrogação das importações do sedã Malibu, que estreia nova geração nos EUA, por conta das dificuldades impostas pela elevação do IPI de carros importados. O futuro dirá.

Se você fotografar ou filmar um carro diferente e/ou camuflado, envie as imagens para UOL Carros, com seu nome completo, RG ou CPF, telefone, cidade de residência e local do flagrante. A critério da Redação, elas podem ser publicadas, sempre com o devido crédito ao autor. Não há remuneração.

Para enviar, use o e-mail uolcarros@uol.com.br