Topo

Volkswagen fica entre a ousadia e o horror em Genebra

É sério, isso? É, mas por enquanto é só um conceito, denominado <b>Bentley EXP 9 F</b> - AFP
É sério, isso? É, mas por enquanto é só um conceito, denominado <b>Bentley EXP 9 F</b> Imagem: AFP

Do UOL, em São Paulo (SP)

05/03/2012 19h59Atualizada em 05/03/2012 20h07

Assim como a Mercedes-Benz, a Volkswagen também fez um evento exclusivo nesta segunda-feira (5), véspera dos dias de imprensa do Salão de Genebra. Os modelos apresentados são das várias marcas do grupo. Entre eles, boas surpresas e ao menos uma aberração.

A noite marcou a estreia mundial do Audi A3 remodelado, que aparece nas fotos em sua versão com motor 1.4 (o mesmo do A1). O carro ganhou retoques que o alinharam ao restante da gama da marca, mas as mudanças foram cosméticas e, na verdade, o modelo nem precisaria delas -- caso não estivesse a caminho o Mercedes-Benz Classe A renascido como hatch. Todo cuidado é pouco para a marca dos quatro aros.

Também foi apresentado o Lamborghini Aventador J, versão roadster do superesportivo com alguma peculiaridades: o carro não tem teto (ou seja, ele não é um conversível) nem parabrisa -- fazem as vezes desta peça dois pequenos defletores de ar. A fibra de carbono está presente em boa parte da construção do modelo. Como ele mantém o motor de 12 cilindros e 6,5 litros do Aventador comum, passa facilmente dos 300 km/hora. Atenção: não se trata de um conceito. É um carro de produção.

O Lambo sem teto é a ousadia do grupo Volkswagen em Genebra. Mas há o horror também: trata-se do SUV Bentley EXP 9 F, ainda um conceito (que, se tudo correr bem, jamais deixará de sê-lo). A marca superluxo do grupo Volkswagen concebeu um protótipo que parece uma cópia chinesa (particularmente malfeita) de si mesmo. E com um perfil traseiro de Range Rover Sport. Projetado para carregar um motorzão W12 de 6 litros, o EXP 9 F (até o nome-código é péssimo) certamente quer agradar justamente ao mercado da China.

Da nave-mãe, Genebra verá apenas uma versão mais trabalhada do conceito Volkswagen Cross Coupé, mostrado inicialmente no Salão de Tóquio de 2011. O visual está um pouco mais refinado, e a proposta de motorização oficial aposta no hibridismo. E da Porsche, surge o conversível Boxster S. Outras atrações do grupo são carros de Seat (espanha), Skoda (República Checa), Bugatti (França) e até um conceito do estúdio Giugiaro, hoje pertencente à Volks.