Topo

Kia Rio é flagrado passeando de plataforma em avenida de São Paulo

Kia Rio hatch, que aguarda motor flex para estrear no Brasil, é visto na av. dos Bandeirantes - Fábio Wertheimer/UOL
Kia Rio hatch, que aguarda motor flex para estrear no Brasil, é visto na av. dos Bandeirantes Imagem: Fábio Wertheimer/UOL

Do UOL, em São Paulo

26/01/2012 16h52

A Kia lança no começo de fevereiro o Sportage com motor bicombustível, completando três carros em sua gama com esse tipo de motorização -- antes vieram Soul e Picanto. Os próximos da fila são Cerato (inclusive o hatchback) e o Rio, este totalmente inédito no Brasil (apesar do nome). Ele é um típico compacto premium, na veia de Ford New Fiesta, também com variações hatch e sedã.

A cúpula da Kia já havia dito que o lançamento do Rio no país dependia do trem de força. Na Coreia do Sul, o modelo é vendido com motores 1.2 e 1.4, ambos aspirados e a gasolina. O primeiro entrega 87 cavalos, e o maior, 107 cavalos. Para os Estados Unidos há a opção do motor 1.6 GDI de 140 cavalos -- o mesmo que equipa (ou deveria equipar) o Hyundai Veloster. A expectativa é que, para o Brasil, seja adaptado ao etanol o propulsor de 1,4 litro, que por sinal já entrega potência digna de 1.6.

O Rio foi desenhado pelo badalado Peter Schreyer, e na aparência ele pode ser descrito como um mix de Optima (dianteira) e Sportage (traseira) resumido em 4 metros de comprimento (no caso do hatch). Claro: inspirar-se em carros maiores e mais caros é uma receita certeira para valorizar um compacto.

Os preços do Rio nos Estados Unidos ficam na faixa entre US$ 14 mil e US$ 18 mil. No Brasil, o modelo certamente terá preços posicionados entre Picanto e Cerato, e será onerado com o IPI especial para importados de fora do Mercosul e México, em vigor ao menos até 31 de dezembro deste ano -- esta é outra possível razão para o atraso de seu lançamento.

E por que estamos falando tudo isso? Porque o leitor Fábio Wertheimer fotografou um exemplar do Rio, camuflado e sobre uma plataforma, na movimentada avenida dos Bandeirantes, em São Paulo, em pleno feriado de 25 de janeiro. Assessores da Kia viram a foto e desconversaram, mas não há a menor dúvida quanto a esse ser um exemplar do Rio ano-modelo 2012. Não fosse por outra razão, bastaria notar as rodas de 17 polegadas, exclusivas do Rio na gama da Kia. É o primeiro flagrante de um exemplar do compacto no Brasil este ano.

Em outras palavras: o Rio está mais perto do que a Kia gostaria de nos fazer supor. Como o Sportage vai ser lançado tão no comecinho do ano, dá até para especular que o compacto e o Cerato hatch chegam ainda no primeiro semestre.

Se você fotografar ou filmar um carro diferente e/ou camuflado, envie as imagens para UOL Carros, com seu nome completo, RG ou CPF, telefone, cidade de residência e local do flagrante. A critério da Redação, elas podem ser publicadas, sempre com o devido crédito ao autor. Não há remuneração.

Para enviar, use o e-mail uolcarros@uol.com.br