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'Cirurgião plástico' da Volks confirma nascimento da nova Kombi

Volkswagen Bulli no Salão de Genebra de 2011: "nova Kombi" terá motor na dianteira - Reprodução
Volkswagen Bulli no Salão de Genebra de 2011: "nova Kombi" terá motor na dianteira Imagem: Reprodução

Eugênio Augusto Brito

Do UOL, em Detroit (EUA)*

11/01/2012 19h13

O seu Jetta é muito parecido com o Fox do vizinho? Culpe o italiano Walter de Silva, chefe de design do Grupo Volkswagen e responsável pelo visual não só da Volkswagen, como também da Audi, Bugatti, Lamborghini, Seat e Bentley. Como um cirurgião plástico automotivo, foi dele a tarefa de mexer na "cara" dos carros da marca, dando-lhes uniformidade e permitindo a fácil identificação de um Volks. Isso garante também uma padronização que reduz custos -- dois pontos fundamentais para uma marca que pretende ser líder do mercado mundial de automóveis.

Não gosta do novo visual retilíneo -- para muitos, pasteurizado -- da marca? Preferia algo diferente, com mais personalidade? Pois de Silva também gosta de desafios e, durante a apresentação da Volks no Salão de Detroit, confirmou com exclusividade a UOL Carros que os alemães também entregarão modelos mais carismáticos em breve. Um deles é a versão real do Bulli, geração da Kombi para o século 21.

"Nosso comprador precisa de produtos simpáticos, pois ele não pensa apenas no lado funcional do carro. O novo Beetle Cabriolet [conversível] chega no final do ano, e o Bulli também está vindo", afirmou o designer. Durante a conversa, de Silva tocou no assunto mais de uma vez, sendo que em uma delas acrescentou que sua mesa de trabalho inclui, além desse MPV (ou veículo multiproposta, categoria à qual pertecence o Bulli/Kombi), um novo SUV.

  • Eugênio Augusto Brito/UOL

    Walter de Silva (ao lado do Beetle, à esquerda) confirmou a UOL Carros o lançamento da nova Kombi; tanto o Bulli como o novo "besouro" fogem do estilo retilíneo que ele criou na Volks

O Bulli surgiu pela primeira vez em março do ano passado, como conceito, durante o Salão de Genebra. Depois, em setembro, apareceu outra vez, no Salão de Frankfurt. Em Detroit, porém, não deu as caras, confirmando que deve estar se preparando para o passo fundamental: abandonar o caráter de protótipo e reaparecer pronto para ganhar as ruas.

A Volkswagen do Brasil (único país do mundo a ainda fabricar a Kombi original) não repassa qualquer informação adicional de modo oficial, mas por mais de uma vez funcionários da marca deixaram escapar algo (além do óbvio) ao apontar que a Kombi, além de ser um veículo de concepção já antiga, deve contar com novidades em breve. Além do estilo apenas utilitário do atual modelo, porém, a nova Kombi será um veículo múltiplo e muito mais integrado com a família, daí o lado simpático e multifuncional apontado por de Silva. De resto, precisa de estrutura para incluir airbags e ABS -- a atual não permite isso.

FAMÍLIA
E por falar em integração, de Silva também apontou a ligação entre alguns dos próximos trunfos da marca alemã para diferentes mercados. Como praticamente toda fabricante na atualidade, a Volkswagen fala apenas em produtos globais, compartilhados e aptos a serem utilizados em diferentes mercados.

O principal deles -- a ponto de ser chamado de o Fusca da atualidade pela fabricante, devendo ser entendido como "o carro popular para todos" e não como sinônimo do modelo que inspirou o Beetle -- é o Up, que já é um compacto urbano "cool" na Europa e será um novo modelo de entrada quando chegar ao Brasil, até 2014. O criador da cara da Volks aponta uma faceta ainda pouco conhecida dele: "O Up é uma família, não apenas um único modelo". De acordo com o mercado, o carrinho poderá assumir novas configurações de carroceria e espaço interno.

Ainda em Detroit a Volks mostrou o Jetta híbrido, que alia o motor 1.4 TFSI (turbo com injeção direta) a outro elétrico para gerar potência total de 176 cavalos (152 de um, 24 de outro), com emissão zero de combustível em velocidades de até 70 km/h e consumo combinado de 20 km/l. Mais tecnologico, o sedã híbrido começa a ser fabricado em novembro no México -- embora tenha origem comum ao Jetta convencional, ainda não há confirmação de sua ida para o Brasil.

*Viagem a convite da Anfavea