Topo

GM revela que Trailblazer e Colorado são projetos brasileiros

<b>Trailblazer 2013: alinhado à Colorado e parecido com o Captiva, mas maior que este</b>  - Divulgação
<b>Trailblazer 2013: alinhado à Colorado e parecido com o Captiva, mas maior que este</b> Imagem: Divulgação

Da Redação

Em São Paulo (SP)

10/11/2011 13h37

A General Motors apresentou nesta quinta-feira (10), ainda em formato de protótipo, o SUV Trailblazer, que deve ser o substituto da Blazer no Brasil. O carro está sendo exibido pela primeira vez no Salão de Dubai, no Oriente Médio -- região em que os utilitários são indispensáveis para a mobilidade, devido aos desertos. 

Em Dubai, um comunicado de imprensa da GM internacional sobre o lançamento do modelo revelou que ele e a picape Colorado, ambos produtos globais da empresa, foram projetados por sua divisão brasileira. O texto diz, literalmente: "Desenvolvida em conjunto com a nova picape Chevrolet Colorado pela GM do Brasil, ela [a Trailblazer] divide a mesma arquitetura da irmã, com um chassis acertado para combinar off-road pesado com dirigibilidade urbana refinada".

Até agora a informação sobre esse DNA verde-amarelo dos modelos não havia sido divulgada pela GM/Chevrolet do Brasil, que nem ao menos confirma (ou sugere) que a S10 vá ser aposentada em 2012. A partir do que foi dito em Dubai, é possível bater o martelo -- quase sem dúvida nenhuma -- e dizer que a dupla Trailblazer/Colorado enterrará Blazer/S10 no país. Por ora, a fabricação dos utilitários é na Tailândia.

  • Fabrício Nascimento/UOL

    Picape Chevrolet disfarçada é fotografada no Rodoanel: adeus à S10 está mais próximo

O desenvolvimento local da Colorado -- atribuído a Matthew Noone, chefe de design da empresa no Brasil, e a um time de cerca de 230 pessoas trabalhando em São Caetano do Sul (SP) -- explica o grande número de unidades de teste da picape que têm sido flagradas em ruas e estradas de São Paulo.

Como o modelo já foi lançado no exterior, os protótipos podem estar testando adaptações para o mercado brasileiro. As imagens mais recentes foram enviadas nesta quinta, pelo leitor Fabrício Nascimento. Os carros, fortemente camuflados, transitavam no Rodoanel.