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Novo Hyundai Azera pode ser encomendado por R$ 110 mil

Hyundai Grandeur em seu lançamento; no Brasil, ele é o novo Azera - Reprodução
Hyundai Grandeur em seu lançamento; no Brasil, ele é o novo Azera Imagem: Reprodução

CLAUDIO DE SOUZA<br>Editor de UOL Carros<br>MARLOS NEY VIDAL<br>Especial para UOL Carros

03/11/2011 16h19

O "carro de mais de 1 bilhão de dólares", como diz sua propaganda, já tem preço: o Hyundai Azera 2012 já pode ser encomendado nas revendas por R$ 109.920 na versão descrita como "completa", e por R$ 119.820 na "completíssima". O modelo, que durante um bom tempo foi descrito como a melhor relação custo/benefício do segmento dos sedãs grandes -- era vendido entre R$ 70 mil e R$ 80 mil, completo e com motor 3.3 V6 -- já acusa o baque do aumento do IPI.

Os preços do Azera foram obtidos de maneira extraoficial por um colaborador de UOL Carros, e ainda podem diferir do que vai ser anunciado pela Hyundai. O carro já vem sendo anunciado de modo extravagante: no último domingo, ocupava nada menos que cinco páginas de jornais de grande circulação. "Aguarde o lançamento mais grandioso da Hyundai" é um dos motes. Outro é exatamente "o carro de mais de um bilhão de dólares", valor que supostamente teria sido gasto no desenvolvimento dessa nova geração do Azera (o modelo é conhecido como Grandeur em outros mercados).

No entanto, publicações internacionais informam valores bem menores, na faixa dos US$ 420 milhões -- mas confirmam os três anos de desenvolvimento, razoáveis levando em conta que a geração anterior do Azera é de 2005.

CONTEÚDO
O Azera "completo" tem equipamentos como airbags de cortina e de joelho para o motorista, assistência ao estacionamento, rodas aro 18", retrovisores externos com desembaçador, cortinas laterais e interior com couro e madeira. O motor é um V6 de 24 válvulas, mas de 3 litros, menor que o 3.3 atual, mas com partes em alumínio e injeção direta de gasolina (GDI). Já a versão "completíssima", dotada do mesmo propulsor, oferece itens como memórias de ajuste de direção e assentos, faróis de xênon com lavadores, freio de estacionamento eletrônico e teto solar, entre outros.

O visual do novo Azera ficou muito mais próximo do restante da gama da Hyundai, adotando o estilo de escultura fluida já conhecido de modelos como Elantra e ix35. Por suas dimensões, ele fica acima do Sonata na escala dos sedãs da marca sulcoreana. Dele para cima estão o Genesis e o Equus, já exibidos no Brasil no Salão do Automóvel de 2010, mas sem previsão de lançamento por aqui.

O VELOSTER É OU NÃO É?
O novo Azera será lançado no Brasil em meio a uma polêmica envolvendo o hatch/cupê Veloster, que pode estar sendo vendido no Brasil com potência menor do que os 140 cavalos anunciados em sua publicidade. O carro, que se gaba de ter uma porta extra no lado direito para "desembarque com total segurança" (algo que já mostramos ser uma bobagem), entregaria no máximo, 130 cv.

Reportagem do site parceiro Carsale abordou o tema, levantado também pela revista Quatro Rodas. Infelizmente, a Hyundai não demonstra interesse em permitir que a imprensa especializada teste seus carros -- a própria Quatro Rodas, publicação mais tradicional do setor, teve de pegar um Elantra e um Veloster emprestados de particulares para experimentá-los em sua edição mais recente; e, claro, a interdição vale também para meios online, como UOL Carros.

De qualquer modo, investir milhões e milhões em publicidade dá resultados. As vendas do Veloster já o colocam no quarto lugar entre os hatches médios, de acordo com dados da Fenabrave (associação dos distribuidores de veículos). O "carro-de-três-portas" está pertinho do terceiro colocado, o i30, também da Hyundai.