Topo

Crash test horripilante mostra estrago em choque de caminhão e carros

Liquidificador: veículo pesado destroça completamente dois carros médios e seus ocupantes - Reprodução
Liquidificador: veículo pesado destroça completamente dois carros médios e seus ocupantes Imagem: Reprodução

Da Redação

27/07/2011 14h32

A ADAC, clube de automóvel alemão quase com status de autoridade em assuntos de trânsito na Europa, divulgou o vídeo abaixo com o resultado de um acidente muito comum em estradas de todo o mundo: o motorista de um caminhão (ou qualquer outro veículo pesado) dorme ou se distrai e não consegue frear a tempo quando, de repente, encontra o trânsito parado à frente.

O crash test mostrado nas imagens reproduz este tipo de impacto simulando o estrago feito por um caminhão com 5 toneladas de peso total trafegando a 70 km/h sobre dois carros médios, um Renault Mégane hatch de primeira geração e uma perua Mitsubishi Lancer. O resultado é devastador: num acidente real, todos os ocupantes dos dois carros teriam morrido.

Uma das soluções para o caso, segundo o vídeo, passa pelo uso da tecnologia com o uso de sistemas comuns em carros também em veículos pesados. É o caso do assistente de frenagem (que aumenta a potência dos freios quando o motorista pisa com mais força e de modo repentino no pedal), típico dos carros da Citroën, por exemplo, ou os sensores que acionam os freios automaticamente caso detectem obstáculos à frente e o motorista não reaja, presente em modelos da Volvo, Mercedes-Benz e Audi.

A União Europeia estuda a adoção massiva destas tecnologias em veículos pesados a partir de 2013. O lado triste, para nós brasileiros, é pensar que sem acesso a tais tecnologias o estrago mostrado vai continuar sendo comum por aqui.