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Chevrolet Cruze Hatch, algoz do Astra nacional, estreia na Europa

Chevrolet Cruze Hatchback mantém linhas do sedã, mas traseira é mais interessante - Divulgação
Chevrolet Cruze Hatchback mantém linhas do sedã, mas traseira é mais interessante Imagem: Divulgação

Da Redação

25/07/2011 22h22

O sedã Cruze nem chegou ao Brasil ainda (será apresentado à imprensa nacional em setembro, num evento de aquecimento para o Salão de Frankfurt) e já fez sua primeira vítima: o Vectra morreu aos 18 anos de mercado. O segundo capítulo da série de matança... quer dizer, renovação de linha da Chevrolet, já começa a ser escrito com o lançamento da carroceria hatchback do Cruze, que estará nas lojas da Europa ainda este mês e deve aportar no Brasil até o começo de 2012 para encerrar os dias do Astra.  

O novo modelo, apresentado como conceito cheio de LEDs no Salão de Paris em 2010, é fabricado sobre a estrutura do sedã. Ou seja, compartilha com o três-volumes a inovação tecnológica aplicada à mecânica, como a linha de motores Ecotec (mais eficientes e econômicos), câmbio de seis marchas (manual ou automático) e excelente nível de segurança (seis airbags, controles de estabilidade e tração, freios com ABS e EBD), mas também a simplicidade de acabamento, com bastante uso de plástico no interior (embora de ótima qualidade e acabamento esmerado) e ausência de itens requintados no exterior. Acompanhe nas imagens abaixo a versão inglesa do hatch:

Na Inglaterra, o Cruze dois-volumes terá cinco opções de motorização (três a gasolina de 1,6 e 1,8 litro, duas a diesel, de 1,8 l e 2 l com turbo), três caixas de câmbio (cinco e seis marchas manual, seis marchas automático), três níveis de acabamento (LS, LT e LTZ) e garantia de cinco anos. Os preços das variantes a gasolina vão de 14 mil libras a 16 mil libras, algo entre R$ 35 mil e R$ 40.500, sem taxas, impostos e outros aditivos -- para comparação, o Hyundai i30 inglês custa de 500 a 100 libras mais barato (de R$ 1250 a R$ 2.500 a menos).

Ainda não há uma previsão de versões e preços para o Brasil, mas o hatch deve acompanhar o sedã, que por enquanto tem apenas o motor de 1,8 flex, câmbios de seis marchas (manual ou automático) e configurações LT e LTZ confirmados.