Topo

GM mostra o Cruze por inteiro ao Brasil em setembro

<b>Chevrolet Cruze: carro que será vendido no Brasil tem esse visual</b> - Divulgação
<b>Chevrolet Cruze: carro que será vendido no Brasil tem esse visual</b> Imagem: Divulgação

Da Redação

22/07/2011 11h33

A General Motors confirmou para setembro o lançamento do Chevrolet Cruze. O carro será apresentado à imprensa automotiva brasileira entre os dias 9 e 12 daquele mês, na Alemanha -- aproveitando a presença de jornalistas que vão cobrir o Salão de Frankfurt.

A GM já havia anunciado um evento paralelo ao salão, mas vinha dizendo apenas que se tratava da apresentação de um "carro global". Nesta sexta-feira (22), abriu o jogo e anunciou o carro como Cruze Ecotec6.

Ainda não foi divulgada a data de efetiva chegada do sedã às lojas: a GM diz apenas que o Cruze será vendido no "segundo semestre" deste ano.

PRONTO PARA O BRASIL

  • Reprodução

    O emblema do Cruze, conforme divulgado pela General Motors nesta sexta-feira (22)

  • Interpress Motor

    Um dos vários flagrantes do sedã no Brasil; este foi publicado por Interpress Motor

O "nome completo" do modelo confirma os rumores de que o Cruze virá com o motor Ecotec de 1,8 litro, 16 válvulas, bicombustível, capaz de entregar até 144 cavalos de potência quando abastecido com etanol. Ou seja, o propulsor é menor, mas supera os 140 cv (com etanol) do Flexpower de 2 litros e oito válvulas usado na gama Vectra, aposentada com a chegada do Cruze.

O "6" do nome refere-se às marchas do câmbio. O modelo terá opções de transmissão manual e automática, ambas com seis velocidades. É um interessante diferencial em relação a boa parte dos demais sedãs médios à venda no Brasil, que têm câmbios automáticos de apenas quatro marchas.

De acordo com o site Autos Segredos, o Cruze será vendido por aqui nas versões LT e LTZ, com pacote de equipamentos bem completo e garantia total de três anos para pessoas físicas. O carro -- já disponível em outros mercados da América do Sul -- será fabricado no Brasil, algo evidenciado pelas dezenas de flagrantes de unidades de teste, algumas quase sem camuflagem, rodando pelas estradas do país. Recentemente, o Carsale especulou um preço na loja de R$ 66 mil para o Cruze.

UOL Carros estará na Alemanha para acompanhar o lançamento do Cruze. A GM promete um respeitável test-drive entre algumas cidades do país, o que permitirá a publicação de uma avaliação completa do modelo. Há quase três anos, reportagem publicada aqui antecipou que o Brasil era um dos destinos do Cruze -- e que ele substituiria o Vectra.