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Em mês de vendas recordes, 'Fator J' modifica ranking de sedãs médios

<b>CARA DE FOX?</b><br>Bastou ao Jetta mudar visual e preços para vender seis vezes mais que antes - Claudio de Souza/UOL
<b>CARA DE FOX?</b><br>Bastou ao Jetta mudar visual e preços para vender seis vezes mais que antes Imagem: Claudio de Souza/UOL

Da Redação

01/06/2011 19h25Atualizada em 01/06/2011 21h08

Maio registrou o emplacamento de 300.534 carros e veículos comerciais leves (picapes, SUVs e afins), e estabeleceu-se como marco para a indústria automotiva nacional: os bons números de março foram ultrapassados, a barreira das 300 mil unidades caiu pela primeira vez em 2011, o país acumula 1.351.165 unidades no ano, e o ranking de fabricantes registra um avanço de marcas coreanas (Hyundai) e chinesas (sobretudo a JAC, já a 15ª força), ainda que as quatro grandes (Fiat, Volkswagen, Chevrolet e Ford) permaneçam tranquilas e em ordem inalterada, como apontou nosso colunista Joel Leite. O diferencial do mês, porém, está em algo que podemos chamar de "Fator J": os persistentes efeitos do terremoto no Japão sobre as montadoras daquele país e a mudança de geração e de estilo do Volkswagen Jetta alteraram a ordem entre os sedãs médios, um dos segmentos mais sensíveis do setor.

Se na parte de cima da tabela pouca coisa se alterou, com o hatch compacto Volkswagen Gol (26.981 unidades vendidas) mantendo a liderança folgada sobre o Fiat Uno/Mille (24.624) e encabeçando uma lista de carros sem nenhum modelo de porte médio entre os 15 mais vendidos -- veja o ranking mais abaixo nesta reportagem --  é a partir da 16ª posição que as coisas mudam de figura.

O sedã Toyota Corolla vendeu 4.581 unidades e segue invicto como carro de porte médio mais vendido do país -- é seguido pelo Hyundai i30, com 3.511 unidades em maio -- e líder de seu segmento, à frente de outro coreano, o Kia Cerato, que emplacou 3.064 carros no mês. Mas onde está o outrora campeão e, depois, vice-líder Honda Civic?

Com problemas de fluxo de fabricação em decorrência do terremoto no Japão (cujas consequências Toyota e Nissan também enfrentam), mas também sofrendo de cansaço (algo que o Corolla, remodelado, deixou para trás), o modelo fabricado em Sumaré (SP) emplacou apenas 2.163 unidades no mês, ficando atrás até mesmo do "irmão caçula" City (2.428).

O grande salto da categoria, porém, fica com o mexicano Volkswagen Jetta, que vendia 246 unidades em maio de 2010 e passou a entregar 1.745 no último mês, ficando à frente de Chevrolet Vectra e Fiat Linea, por exemplo. O motivo para isso? Apostamos fortemente na chegada da nova geração, que trouxe mudança radical de visual (mesmo que alguns tenham reclamado da cara em comum com o popular Fox) e alteração na faixa de preços de entrada -- possível graças às duas opções de motorização --, colocando o modelo em contato direito com os rivais.

MAIS VENDIDOS
Como de praxe, UOL Carros lista os 15 modelos que lideraram o ranking de emplacamentos no mês de modo unificado, mesclando carros de passeio e comerciais leves (entre parênteses, o total acumulado no ano):

1º) Volkswagen Gol – 26.981 (117.825)
2º) Fiat Uno/Mille – 24.264 (107.963)
3º) Chevrolet Celta – 13.384 (58.660)
4º) Chevrolet Corsa Sedan/Classic  – 12.581 (50.473)
5º) Fiat Strada – 10.233 (48.133)
6º) Fiat Siena – 9.403 (41.449)
7º) Volkswagen Fox/Crossfox – 9.233 (54.650)
8º) Ford Fiesta – 8.499 (41.032)
9º) Fiat Palio – 7.772 (39.032)
10º) Volkswagen Voyage – 7.609 (32.086)
11º) Volkswagen Saveiro – 7.126 (29.087)
12º) Chevrolet Agile – 6.425 (31.070)
13º) Ford Ka – 5.471 (26.981)
14º) Renault Sandero – 5.447 (26.383)
15º) Chevrolet Prisma – 4.615 (21.735)

Entre os fabricantes, também considerando a soma de carros de passeio e comerciais leves, a participação é a seguinte: Fiat em primeiro (22,2%), seguida por VW (20,7%), Chevrolet (18,4%), Ford (9%), Renault (4,49%), Hyundai (3,49%), Peugeot (3%), Toyota (2,82%), Citroën (2,73%) e Honda (2,71%) completando os dez mais.