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Caminhão Iveco usa câmbio automatizado e botões para aumentar conforto e economia

Stralis NR Eurotronic: cambio automatizado auxilia o modelo a ser eficiente - Divulgação
Stralis NR Eurotronic: cambio automatizado auxilia o modelo a ser eficiente Imagem: Divulgação

RODRIGO LARA

Enviado especial a Una (BA)*

13/04/2011 18h34

Item de conforto, o câmbio automatizado está cada vez mais presente nos automóveis que circulam pelas ruas brasileiras. Em caminhões, entretanto, ele agrega funções que vão além da comodidade para o motorista. Nos pesados, esse tipo de transmissão tem relação direta com a segurança e, principalmente, com a eficiência e economia dos veículos.

Nesse contexto, a Iveco apresentou nesta quarta-feira (13) o modelo Stralis NR Eurotronic. Equipado com uma caixa ZF AS-Tronic com três modos acionados por teclas (Drive, Neutro e Ré) e 16 marchas, o modelo pertence ao segmento dos extrapesados e é voltado às aplicações rodoviárias, que envolvem trajetos de médias e longas distâncias, preferencialmente em estradas pavimentadas.

O Stralis NR Eurotronic é oferecido em três versões: 4x2, 6x2 e 6x4. O peso bruto total combinado varia de 53 toneladas, na versão 4x2, até 57 toneladas, na versão 6x4. Em todas o motor é o Cursor 13, uma unidade de seis cilindros e 13 litros, capaz de gerar 460 cavalos de potência.

VIDA MANSA E ECONOMIA
De acordo com a Iveco, a decisão de adotar o câmbio automatizado partiu de uma demanda dos clientes da marca. Toda a adaptação do modelo Stralis à nova caixa de câmbio foi realizada no Centro de Desenvolvimento de Produto da marca em Sete Lagoas (MG) e em parceria com a alemã ZF, fabricante do sistema.

Além de tornar a condução do modelo mais suave, a caixa automatizada propicia outros ganhos, tanto para motoristas quanto para frotistas. Os primeiros têm mais tranquilidade e menor desgaste físico, principalmente se considerarmos que, ao transportar cargas pesadas em um caminhão com um câmbio de 16 marchas, o uso da transmissão é constante.

MARÉ ALTA

Movimentado pelo crescimento de setores como o da construção civil, o segmento dos caminhões mantém-se em alta. A ideia da Iveco é fazer com que o Stralis NR Eurotronic aproveite a boa maré.

“Pretendemos vender mais de três mil unidades do modelo no Brasil em 2011 e, com isso, ultrapassar os 15% no mercado de extrapesados ainda esse ano”, conta Alcides Cavalcanti, diretor de vendas e marketing da marca.

Com as três mil unidades, a participação da versão Eurotronic dentro da gama Stralis NR atingiria os 40%. Segundo os executivos da marca, essa projeção “é uma realidade, baseada na demanda do mercado”, o que mostra que conforto e economia, pelo menos dentre os caminhões, andam lado a lado. (RL)

Já os frotistas encontram na economia de equipamento e de combustível seu principal ganho. De acordo com a Iveco, o ganho em consumo proporcionado pela caixa automatizada beira os 7%. “Outra vantagem é que o câmbio faz com que o caminhão trabalhe sempre no regime ideal. Em uma frota, isso anula as diferenças entre os estilos dos motoristas e, por consequência, diminui o desgaste dos componentes dos veículos, em especial a embreagem”, explicou Cristiane Nunes, gerente de Marketing de Produto da Iveco.

Ainda neste quesito, o Stralis NR Eurotronic vem equipado com Turbo Brake e Combined Brake, sistemas de freio motor cuja potência combinada é de 415 cv. Se equipado com o opcional ZF Intarder, que atua entre a transmissão e o eixo-cardã, essa potência salta para 985 cv. Esses sistemas auxiliam a “segurar” o caminhão em descidas, poupando freios (o Stralis NR Eurotronic possui ABS de série) e aumentando a segurança.

NO BOTÃO
Equipado com a caixa automatizada da ZF, o Stralis NR Eurotronic possui rodar suave. O câmbio pode avançar mais de uma marcha por vez e possui três modos básicos, acionados por teclas no painel: D (drive), N (neutro) e R (marcha a ré). Os modos D e R possuem ainda a função slow, útil para arrancar com o caminhão em terrenos escorregadios. Soma-se a isso a possibilidade de, em “D”, trocar marchas manualmente, por meio de uma alavanca na coluna de direção.

O modelo pode ser equipado com duas versões de cabine-leito, com teto baixo ou alto. O espaço é amplo e o banco do motorista possui diversos ajustes, assim como a coluna de direção. O Stralis NR Eurotronic traz equipamentos como Cruise Control (controle de velocidade); vidros, espelhos e travas elétricas; e CD Player de série, o que ajuda a manter o conforto dentro da cabine.

* Viagem a convite da Iveco do Brasil